Nota sobre a manifestação do dia 6

Nota nº1: esclarecimento do MPL São Paulo sobre o ato de 06/06

Movimento Passe Livre de São Paulo vem com esta nota esclarecer as acusações de vandalismo e depredação do patrimônio público feita pela Policia Militar de São Paulo e por parte da imprensa.

Ontem, quinta-Feira, foi realizado o 1º Grande ato contra o aumento da tarifa no transporte público da capital paulista. Com concentração inicial em frente ao Teatro Municipal, o ato reuniu 5 mil pessoas e seguiu em caminhada pacífica pelas ruas do centro da cidade.

Exercendo seu legítimo direito de se manifestar, as pessoas ocuparam importantes vias da capital e em seguida sofreram diversos momentos de repressão violenta por parte da Polícia Militar.

A população que já revoltada com o abusivo aumento das tarifas reagiu e revidou a agressão dos policiais – que, vale a pena lembrar,são os policiais que possuem armas e bombas. Ontem, a PM feriu dezenas de pessoas.

As imagens dessa repressão brutal podem ser vistas em toda a mídia e em vídeos nas redes sociais. A truculência da PM é um fato conhecido até mesmo pela imprensa, que diversas vezes tem seus cinegrafistas e repórteres vítimas dessa violência.

As depredações só se iniciaram depois de um segundo momento de repressão brutal e prisões, realizadas na região da Avenida Paulista.

O Movimento Passe Livre não incentiva a violência em momento algum de suas manifestações, mas é impossível controlar a frustração e a revolta de milhares de pessoas com o poder público e com a violência da Polícia Militar.

Atualmente 37 milhões de pessoas são excluídas do transporte público por não terem dinheiro para pagarem a tarifa. Com o aumento desse valor aumenta também a exclusão social, o número de pessoas que não podem viver a cidade. Essa exclusão é a maior violência, e é a que estamos combatendo, e apesar dos ataques da polícia militar, não vamos desistir de lutar por um mundo diferente – um mundo em que a cidade seja de todos.

O transporte público de São Paulo é um dos mais caóticos, precários e caros do Brasil como se vê noticiado todos os dias pela imprensa da cidade, e se vive todos os dias dentro dos ônibus e trens. Todos os dias as periferias sofrem com a falta de transporte público, com trânsito e violência policial. Ontem o outro lado da cidade ficou sabendo como essa periferia se sente.

Movimento Passe Livre – São Paulo

07/06/2013

80 Replies to “Nota sobre a manifestação do dia 6”

  1. Vocês. Estão de parabéns vou esta la lutando pelo meu direito dia 16 vou caminha junto por favor passe livre não. Nos abandone contamos. Com vocês o brasil conta o cidadão conta

  2. Pingback: comment faire pour gagner de l'argent en bourse

  3. Pingback: gagner de l'argent immediatement

  4. Pingback: trouvez votre emploi

  5. Boa noite precisamos urgente manifestar a respeito da reforma do código penal e impossível aceitarmos o que aconteceu hoje e o que vem acontecendo neste pais com uma criança sendo morta com um tiro na cabeça por q chorou durante um assalto em sua casa precisamos sair nas ruas e brigarmos por este motivo não a impunidade vemos que o povo tem forca para mudarmos este cenário não podemos mais aceitar isso obrigada Daniela Se precisarmos fazemos um abaixo assinado ou manifestação

  6. Boa noite precisamos urgente manifestar a respeito da reforma do código penal e impossível aceitarmos o que aconteceu hoje e o que vem acontecendo neste pais com uma criança sendo morta com um tiro na cabeça por q chorou durante um assalto em sua casa precisamos sair nas ruas e brigarmos por este motivo não a impunidade vemos que o povo tem forca para mudarmos este cenário não podemos mais aceitar isso obrigada Daniela

  7. Parabéns a todos vocês do Movimento Passe Livre.Era o que estava faltando para o congresso acordar e colocar esse país para evoluir.
    Esta musíca serve para o momento que estamos passando!
    Meu País.

    Aqui não falta sol
    Aqui não falta chuva
    A terra faz brotar qualquer semente
    Se a mão de Deus
    Protege e molha nosso chão
    Por que será que tá faltando pão?
    Se a natureza nunca reclamou da gente
    Do corte do machado,
    a foice, o fogo ardente

    Se nessa terra tudo que se planta dá
    Que é que há, meu pais?
    O que é que há? (2 vezes)

    Tem alguém levando o lucro
    Tem alguém colhendo o fruto
    Sem saber o que é plantar
    Tá faltando consciência
    Tá sobrando paciência
    Tá faltando alguém gritar
    Feito um trem desgovernado
    Quem trabalha tá ferrado
    Nas mão de quem só engana
    Feito mal que não tem cura
    Estão levando a loucura
    O país que a gente ama
    Se a natureza nunca reclamou da gente
    Do corte do machado,
    a foice, o fogo ardente

    Se nessa terra tudo que se planta dá
    Que é que há, meu pais?
    O que é que há? (2 vezes)

    Tem alguém levando o lucro
    Tem alguém colhendo o fruto
    Sem saber o que é plantar
    Tá faltando consciência
    Tá sobrando paciência
    Tá faltando alguém gritar
    Feito um trem desgovernado
    Quem trabalha tá ferrado
    Nas mão de quem só engana
    Feito mal que não tem cura
    Estão levando a loucura
    O país que a gente ama
    Feito o mal que não tem cura
    Estão levando à loucura
    O Brasil que a gente ama

    Link: http://www.vagalume.com.br/zeze-di-camargo-e-luciano/meu-pais.html#ixzz2a6Jmmfy7

  8. Diversos vídeos de emissoras de TV provam que não foi a polícia que iniciou a violência no dia 6/6 – foram os manifestantes. Os manifestantes iniciaram a violência na confluência da 23 de maio com a 9 de Julho quando atearam fogo nos cones da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Foi esse ato de destruição de patrimômio público praticado pelos manifestantes que fez a polícia entrar em ação, essa é a verdade.

  9. Não podemos parar, vamos continuar e fazer um novo Brasil;
    Saúde, segurança, educação padrão FIFA!
    Um basta na corrupção!

    Um novo Brasil

  10. PARABÉNS PELA ‘ENORME’ CONQUISTA DO GRUPO. DUAS MORTES, PREJUÍZOS PATRIMONIAIS, PÚBLICO E PARTICULAR, PESSOAS FERIDAS, MACHUCADAS…ENFIM, PARABÉNS..AH!!..IA ESQUECENDO…TEM AINDA 2O CENTAVOS DE REDUÇÃO NO PREÇO DAS PASSAGENS

  11. Patricia, observe que tais comentarios como o do cidadão são somente para desestimular, imagina se não é partidario?
    Não perca seu tempo patricia, ele vai usar o transporte se benificiando de toda a luta ,onde ele mesmo se escondeu atraz das fraudas sem o minimo de carater de dizer que foi a luta por isso!
    (saudade de marcelo nova)….se me entendem !?
    alias a violencia de hoje, teve um objetivo. Poder usar a força para calar!!!

  12. só lembrando, o VEGONHA aí em cima é somente uma sátira DA EDUCAÇÃO.

  13. vejo, que pela frase um filho teu jamais foge a luta
    nãO entra nesta decisão de vocês na data de hoje 20.06.13,MPL VOCÊS DESPECIONARAM EM ABANDONAR O BARCO E ANIDA DA ENTREVISTA PARA GLOBO Q VEGONHA.

  14. Salvador 20 de junho de 2013
    CARTA ABERTA A PRESIDENTA DILMA
    Senhora presidenta,
    Estamos vivendo um momento histórico, “amanha pode ser já é muito tarde”(*), temos que entender o momento e tomar uma postura firme junto com o povo e toda a sociedade ou reprimir e continuar trocando cargos por apoio politico, este continuísmo entendemos não é resposta para os grandes problemas do Brasil.
    Por um lado presidenta, temos a sociedade civil organizada se manifestando pacificamente e por outros engajados neste movimento temos a manifestação de vândalos e seguramente também de corruptos e corruptores que não estão sendo combatidos pelo estado.
    A decisão do presidente do PT de mandar os manifestantes do PT entrar em confronto como os manifestantes após a reunião com a Senhora e o presidente Lula em São Paulo não é solução.
    Presidenta porque a policia de choque não reprimiu a baderna, seu governo esta esperando o que? Espero que os interesses do estado brasileiro não sejam postos de lado para privilegiar interesses partidários.
    A nova politica que o povo esta pedindo é preservar o estado democrático de direito, dizendo não a vândalos que cometem delitos penais contra o estado e patrimônio publico e privado e corruptos e corruptores que querem alterar a constituição para impedir ao poder judiciário julgar os corruptos (PEC33) e ao Ministério Publico de investigar os corruptos e corruptores.
    Senhora presidenta porque não solicita ao Ministério Publico que investigue a responsabilidade social de empresários de transporte que foram beneficiados por medidas provisórias 612 e 617 que concedem a estes empresários benefícios em torno que permitiriam ganhos de 7% para evitar aumento, em lugar de cumprir seu papel eticamente os empresários receberam o beneficio e aumentaram a passagem.
    Porque senhora presidenta isto esta sendo escondido da população. Senhora presidenta me permito através desta carta aberta fazer esta provocação ao Ministério Publico.
    Presidenta! Necessitamos entender que algo mundo, a copa do mundo se inicia de aqui há 360 dias. Quantos brasileiros assistiram tendo em conta o alto valor dos ingressos, qual o legado que a FIFA vai deixar: Vender bebidas alcoólicas nos estádios?
    Senhora presidente que deus a ilumine, assuma o comando e a liderança do povo brasileiro não contra a sociedade brasileira.
    Peço a deus que cumpra seu papel histórico, pois não temos alternativa governamos para o povo, preservamos nosso estado democrático que tem por objetivo construir o bem comum, uma sociedade mais justa, mais libre, mais solidaria. Usamos a estratégia, a inteligência, o firme compromisso com o bem comum, devemos começar identificar que atacou o Itamarati, a Catedral do Distrito Federal e todos os outros ataques e aplicar a justiça, não combater os jovens que estão solicitando transparência, eficácia e efetividade do governo brasileiro.
    Que deus a ilumine.

    Atentamente
    Armando Mendoza Yañez

    (*) Hoje quando a presidenta não deu entrevista. A FIFA informou que não suspenderia a Copa das Confederações.

  15. CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO NO BRASIL E NO MUNDO
    Amados concidadãos,
    A todos solicito um minuto de sua atenção ante este evento histórico que podem definir o rumo que o país poderá tomar. Existe pelo menos duas alternativas o governo reprime violentamente alegando que houve excessos ou o governo reconhece os erros que cometeu nas três esferas (Executivo, judiciário, legislativos) em suas três instancias (federal, estadual e municipal) e convoca e lidera o povo para juntos traçarmos nosso destino como povo e como nação na base da nossa constituição fruto de lutas populares.
    Esperamos que todos (todos do povo – governados e governantes) tenhamos clareza para entender que todos erramos, e que de todos nos depende conseguir nosso objetivo como nação que é de criar uma sociedade, na qual deve prevalecer o bem comum, uma sociedade mais justa e solidaria, como definido na Constituição Politica do Brasil.
    Ontem e durante a semana a sociedade brasileira se manifestou no Brasil e no mundo. A maioria dos manifestantes: jovens de vários grupos com um soma total de varias e importantes reivindicações que parecem guardar uma relação muito forte entre elas: Um descontentamento quase unanime com a politica, com os políticos e os partidos constituídos.
    Descontentamento que o poderíamos traduzir no afastamento dos governantes de seus governados, tentar eliminar os mecanismos constitucionais para preservar o bem comum e sobrepor doa a quem doer interesses de classe, de partido, de grupos poderosos que buscam enriquecer ou continuar enriquecendo a qualquer custo, largando grandes problemas sociais e ambientais para as gerações futuras.
    Entendemos que todos os brasileiros que saem as ruas no brasil e no mundo parecem querer lembrar aos políticos e ás nossas instituições (incluída a policia de choque) que tipo de nação queremos ser e porque os escolhemos e porque nos sentimos traídos como cidadãos: Porque sentimos que nossa constituição esta querendo ser alterada para escravizarmos, criando uma nova forma de escravatura em pleno século XXI, ao eliminar nossos direitos e fazer sobrepor os interesses dos corruptos e corruptores.
    As manobras politicas podem ser perigosas neste momento, nossa Presidenta convocou uma reunião para hoje às 9 horas da manha, esperamos que Deus a Ilumine que tenha lucides e humildade para abraçar a causa do povo Brasileiro e não queira impor como em outros países que estão na mídia um ideário partidário doa a quem doer. Estaríamos perdendo um momento rico da nossa historia. Por isso falava na minha carta aberta à presidenta Dilma que encaminhei ontem: “Amanha pode ser muito tarde”, o que me alertou foi a ordem do presidente do PT convocando os partidários para se incorporar e enfrentar o movimento, conforme denuncio o congresso nacional que ontem ficou em vigília, pelos menos um grupo que apoiava ao povo.
    Podemos criar uma nova civilização, porque entendo que em nossas raízes temos mais humanidade, porque somos uma síntese da África, da Europa, da assisa, da Oceania e principalmente da América. Porque somos americanos, brasileiros, não importa se cariocas ou paulistas ou baianos, nordestinos, ou de qualquer outra região. Sermos negros, amarelos ou brancos não nos qualifica como pessoas nem como brasileiros como querem enfatizar alguns políticos oportunismos que querem semear ódio entre-nos, dividir para governar. Interesses forâneos podem querer evitar para fazer do Brasil uma reserva para os mesmos, apoiando grupos internos que de fato nos não representam e são os verdadeiros violentadores de nosso povo.
    Sermos brasileiros de alguma forma cria um denominador comum entre todos nos, não importa a nossa cor. Podemos ver que onde quer que estejamos fora do Brasil nos reconhecemos, é comum a gente apontar para alguém no meio da multidão quando estamos em outro país e afirmar aquele/aquela ali é brasileiro/brasileira. E por incrível que possa parecer: Quase sempre acertamos, nos reconhecemos assim uns aos outros. Quando acontece uma tragédia com brasileiros em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, de uma ou de outra forma, nos mobilizamos e novamente nossa cor, nossas crenças politicas e religiosas parecem claramente ficar de lado, ao contrario do que alguns grupos partidários defendem e querem impor mesmo usando praticas usadas na Santa Inquisição, no fascismo e nos processos de limpeza histórica de partidos políticos na historia recente da humanidade que esperamos não aconteçam aqui no Brasil, contudo está é uma alternativa já que estamos praticamente ao margem de uma guerra civil na que a maioria da polução somente quer uma sociedade mais justa, mais solidaria, preservar o bem comum. Por outro lado alguns políticos querem seguir criando cidades como oportunidades para seguir enriquecendo a custa do estado e do povo brasileiro, como mostram os fatos e somente não vê que tem má fé ou lhe falta informação e conhecimento como muitos parecem querer que o povo permaneça: Sem educação e sem informação. Querem ainda proibir que novos partidos sejam criados para eternizar-se no poder, isto é atentado contra a democracia e o Estado Democrático de Direito. Mais não termina por ai: Eles ainda querem criar mecanismos que lhes garanta impunidade e o poder de calar o povo e subjugar a sociedade. Pela PEC 33 e pela PEC 37, aprovadas as mesmas mais nada poderemos fazer, qualquer reivindicação poderá ser reprimida violentamente, o estado seria soberano sobre seus cidadão na realidade seria reimplantada uma nova forma de escravatura no século XXI.
    Chegou a hora de cada um de nos se perguntar que eu posso fazer pelo meu país, chego a hora de todos juntos decidirmos nosso destino, na base do estado Democrático de Direito. Estado que a pesar de tudo estamos tentando construir como resultado de lutas de nosso povo, às vezes, sangrentas contra grupos (talvez os mesmos) que no passado recente nos queriam oprimir e que a constituinte de 1988 inibiu. Podemos estar de novo frente este dilema ou consolidamos o estado de direito ou outra vez vamos voltar a sermos violentados em nossos direitos e como cidadãos.
    Se a constituição de 1988 foi um importante marco da nossa historia, também o foi: A posse do Presidente Lula, que recebeu todo o apoio do então presidente FHC na transição. Lula diz no momento de receber a faixa presidencial de FHC, deixa aqui um amigo. Estes são dois (2) importantes marcos da nossa historia mais não são únicos, pois em nossas raízes incorporamos muito mais humanidades. Mais agora pode ser imperioso que isto se torne verdadeiro e que promova a união de todos nos contra aventureiros e poderosas forças ocultas.
    Esperamos que a cegueira tenha sido temporária, cegueira que levou a um líder e um grupo a se sentir o Pai da Pátria e a seu grupo politico os fundadores do povo. Que loucura, por isto a sociedade saiu a rua e o fato do presidente deste partido dizer vai lá e garanta para nosso partido participação seja um deslize que já foi superado. Pois querer impor a vontade ao povo pode ser um dos maiores erros da nossa historia. Espero que na reunião que vai começar de aqui alguns minutos com a Presidenta não seja este o caminho a ser escolhido, alegando que houve saques, vandalismos, como ontem a policiar em diferentes partes do Brasil fez, não reprimiu os vândalos, atacou os manifestantes.
    A pesar de todos os avanços, de estarmos caminhando para o pleno emprego, todos nos estamos cometendo desmandos, talvez pelo espirito de oportunismo, de querer tirar vantagem, do jeitinho brasileiro, da nossa cegueira como cidadãos, da nossa ignorância por falta de ensino de qualidade, de nosso orgulho e falta de clareza de nos mesmos. Que os manifestantes parecem nos dizer vamos parar com isso! Vamos recobrar a cordura e a dignidade nacional.
    Pois é, os jovens manifestantes, num momento que pode ser o mais importe de nossa historia deste a fundação do Brasil ou da Lei Áurea. Quando os jovens manifestam e nos mostram no que erramos, nos abrem a oportunidade de poder ver em que devemos melhorar como povo, como país, como nação. E fundamentalmente porque pode impedir que sejamos escravizados novamente como povo e como nação por grupos poderosos que somente visam seus próprios interesses. Mais também pode estrar mostrando que nossos governantes não entendem a linguagem de nossos jovens, como observava uma de minhas jovens filhas.
    Não podemos esquecer que estamos praticamente quase em guerra civil permanente, mais que pode chegar a níveis de violência maior se o governo entra de forma equivocada. Talvez conduzindo a uma violência que supere a imposta na denominada ditadura militar, pelo menos os militares não perderam do todo o foco no interesse nacional como hoje poderá acontecer. Estamos em uma sociedade onde os corruptos e corruptores (a verdadeira força oculta) estão mostrando suas garras de novo, talvez em todas as manifestações de violência usando as instituições ou os jovens excluídos que podem estar servindo de massa de manobra.
    Por esta ânsia inescrupulosa de ganhar doa a quem doer, o Brasil corre o perigo de transformar-se em uma sociedades mais violenta. Não podemos esquecer que encravados no meio de todas as cidades brasileiras temos favelas, não incorporadas dentro de um plano de organização de nossas Cidades. Temos encostas que o poder público parece sempre ignoras para poder gastar muito e sem ter que prestar conta dos gastos realizados em remediar quando seria muito mais barato eliminar estes problemas. Em outro momento vou tentar mostrar como poderíamos fazer, mais aqui não temos mais tempo para isso, tenho que publicar e fazer minha pequena e insignificante parte que me toca neste processo.
    O importante agora é ter claro que não prevenir não resolver definitivamente alguns de nossos problemas poderá estar alimentando a riqueza fruto de corrupção. Assim o descaso dos poderes estabelecidos, incluído o de nossos funcionários públicos, seguramente não legalmente empossados e sim por nomeação parece alinhar os mesmos com esta logica oportunista, muitas vezes seguramente de forma ‘inocente’.
    Tendemos a esquecer que entre nos morrem, pelos números oficiais, 50 mil pessoas por ano em decorrência da violência urbana e outras 50 mil pessoas em decorrência do transito. Entendemos que este número se bem apurados devem ultrapassar em muito este calculo. Tornando-se assim as principais causas de morte na historia da humanidade, não superado nem em casos de guerra entre países. Isto é no Brasil morre mais gente pela violência urbana e pela incompetência do estado que em casos de guerra em outros países. Não podemos ser ingênuos frente estes grupos poderosos de corruptos e corruptores. Qualquer erro da nossa parte que oportunize a repressão pode levar a maior violência contra o povo na historia do Brasil. Já há sinais de agressão despropositada contra jornalistas e cidadãos inocentes de ontem para hoje.
    Não podemos esquecer que a pesar da Bolsa Escola ou do Bolsa Família abandonamos milhões de crianças e jovens a sua sorte porque não lhes oferecemos uma educação de qualidade, um ensino profissionalizante, não importa o que já foi feito ou que estamos melhorando (como poderão usar como bandeira alguns políticos – no fundo hostis ao povo). O que importa que ainda temos muito a caminhar e necessitamos dar passos mais firmes e decisivos nesse sentido, decentralizando a ação aos níveis municipais e cobrando, monitorando e avaliando permanentemente os resultados, isto é, necessitamos urgente mais transparência.
    Talvez também devêssemos pensar que neste momento: Estes jovens que a sociedade Brasileira diz não nos representam, e os quais chamamos de vândalos e que com fúria arremetem contra dois símbolos de nossa brasilidade como o Itamar e a catedral de Brasília criando condições de o estado poder justificar agressão maior contra o povo. Talvez devêssemos pensar que de alguma forma estes jovens estão nos querendo mostrar de alguma maneira: Sua dor e sua impotência usando o único caminho que eles conhecem: a violência, desde que não lhes demos outras alternativas e são frutos do abandono do próprio estado.
    Estamos frente um momento histórico no qual é necessário convocar toda a sociedade Brasileira para definir nosso futuro, nossos objetivos, nossas estratégias apontando os caminhos que vamos trilhar nos próximos 500 anos independentemente dos partidos e das bandeiras partidárias. Esta convocação deve acontecer a nível Federal, Estadual e Municipal. E sem alguém pode legitimamente neste momento fazer esta convocação histórica esse alguém entendemos que é nossa presidenta. Espero que Deus a ilumine, e que nos dê clareza a todos nos: O estado não pode tutelar o cidadão, tem que proteger e fazer respeitar os direitos políticos e sociais (civis, penais, trabalhistas, ambientais). Tem que garantir a manifestação soberana da maioria, pois uma pesquisa mostrou em relação as manifestações recentes que tinha apoio de 94% da população.
    Esperamos que o governo se movimente no sentido de revolucionar nossas vidas a partir deste momento. Somente junto podemos construir nossa historia, não podemos ser novamente tutelados (escravizados) por um grupo ou por uma bandeira politica que pode vir a restringir nossa cidadania politica pelas PECs 33 e 37, pela criação de novos municípios com intuito oportunista.
    Esperamos que os interesses mesquinhos e partidários não prevaleçam, que todos entendam que isto seria alta traição a pátria. Um crime hediondo conforme projeto de lei que nossa presidente mandou ao congresso.
    É chegada a hora de convocar todos os líderes, todas as lideranças da sociedade para definir um plano estratégico nacional e depois replicar isto a nível estadual e municipal, não podemos esquecer que nos não moramos em um ente federativo abstrato. Nos moramos em um município especifico e que estes tem que ser planejados, organizados e integrados regional, estadual e ate globalmente, sem nunca sair criando municípios somente para receber dinheiro das esferas federal e estadual para criar cargos e sugar o dinheiro dos contribuintes como um grupo colocou em aprovação no congressos.
    Também não podemos esquecer o oportunismo hediondo. O Ministério Publico Federal e suas instancias Estaduais devem apurar não somente as planilhas de custos dos 20 últimos anos de transporte como o MP Paulista esta fazendo. Temos que ser mais práticos: O MP tem que apurar porque os empresários mesmo recebendo benefícios da classe media e de todos os contribuintes brasileiros para não aumentar as passagens, através de Medidas Provisórias 612 e 617 aumentaram as mesmas?
    Por ultimo meu povo! Esperemos que nossa presidenta Dilma tenha como primeira providencia apoiar o povo par tirar da pauta do congresso nacional estes projetos que buscam nos bitolar como cidadãos no século XXI. Retirando da agenda as emendas constitucionais que buscam eliminar a capacidade de defesa do povo, limitando o Ministério Público que nos defende e nos tem defendido (PEC 37) e destruindo o poder judiciário, tolhendo o Supremo Tribunal Federal inclusive fazendo que fique atado de pês e mãos para que nada possa fazer contra a corrupção e os corruptores que criam passivos sociais e ambientais e estão destruindo nosso futuro com uma visão imediatista e oportunista.
    Que Deus nos abençoe e não nos deixe perder de vista que todos somos um e que ninguém faz nada sozinho. Temos que endurecer sem perder a ternura.

    Armando Mendoza Yañez

  16. Ola,atos para o bem social são sempre bem vindos !
    Mas peço cuidado, pois a presença politica no meio, pode ou sera oportunista, bem como promover vandalismo para denigrir a imagem do movimento. Não é dificil que eles se infiltrem…Tambem deve se tomar cuidado com as represarias ( fato ) hoje a midia faz a cobertura, ate que o governo arrume um novo pretexto para abafar e tomar previdencias. Ha tambem a possivel represaria dos (supostos empresarios do setor), sabe? aqueles que bancam politicos…
    Ja era previsto movimentação do povo,agora a irritação pode vir a tona e outros movimentos com certeza vão acontecer e isso sofrera consequencias de mando politico.
    qual politico vocês ja viram em postos de saude para consulta?
    Qual politico esta preocupado com a educação? um povo ingenuo é um povo controlavel!! abraços a todos vocês..tomem cuidado.

    (uma coisa é certa, embora reclamem do exercito e esse é subordinado a presidencia, tenham plena certesa de que ele (EMA)não ira a ataque a população!)

  17. Vocês são comunistas. Esqueceram da URSS, Cuba, China, Camboja, Coréia do Norte, Vietnam, Ucrânia etc? Sim, vocês apoiam a violência.

  18. Acho justo e necessário o protesto , se fosse algo pacífico será que nosso querido prefeito voltaria atrás em sua decisão ? É que ele viu que o “chicote estava estralando pro lado dele ”
    Ato de vandalismo contra patrimônio público ou privado , tenho certeza que partiram de pessoas que nem sabe para que estão lá . Mas tem que fazer muito barulho , tem que fechar ruas e avenidas , tem que ir pra porta das prefeituras e casas de políticos .Porque aí sim não será em vão .
    Quanto as pessoas que são contra , respeito ,mas não concordo .
    Vamos juntos nesta , o Brasil tem voz e agora quer gritar !!!!

  19. Parabéns, muito parabéns a todos os jovens que finalmente acordaram do sono em berço esplendido ou não. A minha opinião sobre o momento que passa o Brasil:
    A politica no Brasil deve ter a presença de jovens, pois o País que vem ai é deles, então porque deixar que os tiozinhos tomem conta e determine como deve ser o Brasil de amanhã, se ele será dos jovens?

    Eu passei pelo tempo da ditadura, fizemos muita coisas, mas não pensamos como deveríamos no nosso futuro. Mas hoje estou orgulhoso, o Brasil ainda tem jeito e vai ter jeito, não vamos deixar o povo dormir de novo, vamos gritar e fazer barulho, ninguém mais vai conseguir dormir nesse país, vou ajudar, vou gritar, vou fazer parte desse som que levanta toma conta de todos, até sermos ouvidos.

    Nossos políticos que se preparem, acabou o tempo de falar e não cumprir, hoje estamos atendo e nada passará em branco.

    Temos muita coisas para mudar e mudaremos com a união de todos, mas para que a força seja total e precisamos lutar contra uma força que está atrapalhando, os vândalos, eles estão deixando o pessoal com medo, muitos não estão engajados por contas das depredações.

    O próprio movimento deve combater esses grupos, afinal, a maioria sempre deve vencer e eles são minoria, fora os vândalos e viva a democracia e a liberdade.

    JOVENS DO BRASIL, O FUTURO É DE VOCES, O PASSADO FOI DELES, OS TIOZINHOS, QUE HOJE ALIMENTAM A CORRUPÇÃO E A LEI DAS VANTAGENS COM MENOR ESFORÇO, NÃO POSSUEM UM FUTURO, SÓ UM PASSADO QUE NÃO PERMITE FAZER PROGRAMAÇÕES DE FUTURO, TUDO TEM QUE SER IMEDIATO E AI É ISSO QUE ESTAMOS ASSISTINDO E QUE O DESPERTAR DA SOCIEDADE VAI MUDAR.

    MAIS UMA VEZ PARABÉNS A TODOS, MAS PRINCIPALMENTE AOS JOVENS, QUE ESTÃO PENSANDO, NÃO SÓ NO SEU FUTURO, MAS NO FUTURO DE UMA NAÇÃO.

  20. Pessoal, agora que começamos, não podemos parar! temos que exigir e buscar um novo Brasil.
    Precisamos de hospitais no padrão Sirio Libanês.
    Precisamos de educação de primeiro mundo,com professores bem pagos.
    Precisamos de segurança, com policiais bem pagos.
    Fim da corrupção.
    Precisamos cobrar uma investigação do Ministério Publico em cima desse deputado do Maranhão que apresentou a PEC 37.
    Enfim,precisamos mudar o nosso país.
    Eu estou na rua.
    Uilton

  21. Acredito que um movimento popular deve ter reivindicações claras para não cair no “Quem quer tudo não quer nada”. Protestar só pelo protesto não leva a nada. Por sito perguntei se estão preparando algum documento que tornem oficiais as reivindicações. Caso contrário vamos ficar nesse impasse e quem sofre são todos os brasileiros independente quem vai ou não às ruas. Vejo que algumas pessoas estão com medo de sair para o trabalho e não ter certeza se vão chegar em casa sãos e salvos, pais estão com medo de levar seus filhos à escola. Parece que estamos numa guerra e isto não é o que um movimento por melhores condições de vida deveria fazer. Não acham?

  22. Primeiramente compartilho da luta que o movimento apresenta.Solicito orientações como caminhar do modo que estamos sem rumos…sem orientações de como acontecerão as manifestações.Como prosseguir. Qual direção a população seguira´.

    As pessoas precisam viver seu cotidiano.Que lhes fala é professora doEnsino Fundamental que sabe a dura luta que é manter greve por mais de 75 dias.Por favor considerem estas questões.

    Lucia Rodrigues

  23. Prezados, acompanho as suas ações de grande mobilização.
    Estou tomando a liberdade, de lhe enviar este e-mail com uma sugestão.

    È liquido e certo, que está casa descobriu uma força que desconhecia!?

    Tive a oportunidade, de fazer parte da geração cara pintada que expulsou a corja do Collor com impeachment (povo na rua).

    Como lideres deste grupo de manifestação em São Paulo e boa persuasão pelo país.

    Com organização, clareza está casa necessita se organizar e utilizar este momento e agregar as causas que estão aporta integrando com outros grupos de interesse popular.

    Com uma petição oficial ao MP, autoridades federais, protocolando abaixo assinados com exigências ou prioridades que o povo anseia com urgência pela Presidenta Dilma com resposta de prazos as exigências.

    Se bandidos da cadeia, consegue derrubar o Estado (imagina estudantes e cidadãos do bem).

    Necessita listar urgente ao Estado, com exposição a mídia de respeito (grandes jornais de circulação.

    Segue alguns tópicos, que precisamos ressaltar e grifar perante a mídia.

    1- Afastamento, exoneração dos cargos de todos os envolvidos do mensalão;

    2- Retirada imediata do presidente do senado Renan Calheiros envolvido em escândalos;

    3- Redução dos gastos públicos , salários (deputados, senadores, assessores), benefícios etc…

    4- Melhorias nos serviços na área da saúde;

    5- Revisão e audiência no que diz respeito ao fator previdenciário.

    Entre outras, que já está a vossa porta para militar.

    Tenho amigos em outros países, Chile, México, Cuba, Argentina, Uruguay etc…

    Que está comentando sobre este grupo (passe Livre), repercutindo e influenciando alguns atos que vão ocorrer em breve nestes países.

    Desde já agradeço, a oportunidade de sugestão neste canal e aproveite a força para fazermos diferença em 2013,2014,2015 …

    Com convocação, divulgação de audiências públicas para tratarmos dos assuntos que todos os brasileirinhos gostariam de um país melhorado.

    Atenciosamente;

    Claudio de Jesus
    Coordenador de Operações Logística

  24. O MPL vai redigir documento com as reivindicações para entregar à presidente Dilma?

  25. Amigos;
    Passou da hora de deixarmos de lado o verdadeiro criminoso, aquele que através da política do “toma lá dá cá” corrompeu de vez toda nação, o responsável por gastar nosso $$$ com Copa e Jogos Olímpicos, o mesmo que quer gastar R$5oBilhões com trem bala desnecessário, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA!!! O maior responsável por tudo que está errado, ele se acha imaculado e inatingível, está na hora de haver uma manifestação de milhões, principalmente em frente ao prédio luxuoso do mesmo em São Bernardo do Campo, e gritarmos: LULA bandido safado, destruiu nosso país com tantas mentiras, Pilantra, Sem-Vergonha…..Chamem todos, vamos lá mostrar o verdadeiro USURPADOR do poder, vestido de democrata e apoiador de Ditadores…VAMOS BRASIL, O CULPADO É ELE!!!!

  26. Se a classe politica diminuísse em dez por cento a corrupção existente no nosso país, seria o suficiente para termos um transporte público de excelente qualidade com baixo custo; hospitais públicos nos níveis do Albert Einsten; escolas públicas exemplares e, andaríamos a qualquer horário do dia ou da noite em qualquer lugar, sem medo de ser assaltado ou assassinado. E repito, diminuindo apenas dez por cento da corrupção.
    Imaginem se fosse reduzido em cinquenta por cento?!!!
    Estou com cada um de vocês!!!

  27. quero sua opinião .
    notei que na midia , especialmente um canal , se da muita enfase aos atos de vandalismo .
    sera que não estão enfiltrando ( propositalmente ) supostos militantes para sabotar e ou difamar um ato
    legitimo da democracia . sera que não ha partidos ( oportunistas ) tentando , aproveitando
    desse momento para se promover ? e mais : o que vcs acham de derrepente a policia ajudar a organizar rotas trajetos . Sera que os atos de vandalismo – são só vandalismo – ou é
    uma atitude bm pensada de partidarios ou militares contrarios ao movimento …
    existe a possibilidade de golpe ? ( por favor , só acho que ta tudo mto estranho ,
    eu acho que estão fazendo de tudo para tirar a legitimidade do MPL no qualsou totalmente a favor .
    NÃO DEIXEM QUE TIREM O FOCO … O Pais estava presisando do povo
    e , finalmente , o povo Acordou !

  28. Ai o sr. Lucas e um grande rico, é amigão do Eike, este sim é o cara ele estudou fez as melhores facu. por isso não precisa de busão, ah avisa a ele quando ele acordar…

  29. Parabens aos organizadores do MPL, não permitir vandalismo, não permitir carona de partidos politicos, e expressar aquilo que está engasgado em toda população brasileira.
    Apoio a manifestação inteligente, sem violencia e desconsertando o governo.
    Sei que é gota d’agua a questão de tarifa. E preciso tratar o transporte publico com respeito ao ususario, incentivar o uso,retirar veiculos individuais das grandes cidades, haver qualidade e prioridade no transporte publico.Será que precisamos chegar no caos para conheçar a resolver? São Paulo vai parar. Vamos pagar pra ver.
    E importante manifestar o nossa repudia pela corrupção e impunidade que assola esse pais. Prisão aos condenados do mesalão.Chega de desmoralizar o Supremo Tribunal Federal.Ou vai acabar em “pizza”. Acabar com desperdicio do dinheiro publico, realizando obras faraonica desses estadios para copa. Como será o dia seguinte que acabar a copa? Renuncia do Renan, que pouca vergonha presidente do senado. Os politicos ao atigirem o poder virão as costas a população brasileira.

  30. eu acho isso uma plena falta de respeito para o brasil em plena copa das confederações fazer o Brasil passar essa vergonha por causa de pouca coisa.

  31. Agora é a vez da PEC 37 – Abaixo a políticos corruptos e canalhas! Não PEC 37

  32. Ocorre que agora que as tarifas foram rebaixadas o movimento ficou meio que perdido, uma vez que foram “atendidos”. Esse movimento popular foi na verdade um riscar de fósforo num paiol de pólvora de insatisfação. Um efeito dominó que se terminar como folhas ao vento será uma desmoralização de todas as gerações de brasileiros que estavam presentes nas ruas. Acho que voces tem que se unir, unificar o movimento e criar uma organização democrática gigantesca de forma a passar a exigir respeito e ações corretas dos governantes, como jamais feito antes na história desse país.

  33. Eu só vou acreditar que o Brasil acordou quando os estudantes provarem que preservam o patrimônio público pois as Universidades brasileiras estão depredadas pelos próprios alunos que se dizem esclarecidos. Agora é hora da imprensa internacional acompanhar de perto esses fatos. Não respeitam os professores e são indisciplinados. E quem pagará o passe livre seremos nós trabalhadores. E quando nós, trabalhadores, dermos o grito o que que a ´revolucionários´ vão argumentar. E, no mundo todo, o direito de ir e vir é de todos. Na Europa manisfestantes tem o direito de manifestar desde que respeitem todas as regras e a polícia age com rigor, sim. Lá, obstruir o trânsito, bloquear rodovias e intimidar as pessoas não se permite de forma alguma. As arruaças do Brasil
    aconteceram porque o discurso inicial do Movimento era aguerrido, agora tentam amenizar acusando a imprensa de deturpar os fatos. E se os estudantes não aceitam a Copa, a sociedade também tem o direto de impedir as farras dentro dos Campus pois as Universidades públicas são mantidas pelo dinheiro dos nossos impostos. Vocês saberm disso?

  34. Sou um brasileiro que mora no exterior. Admiro muito o movimento de vocês. Gostaria de avisar que os outros países não dão a mínima para o que está acontecendo no Brasil. Temos que parar de esperar que os outros resolvam nossos problemas. Foquem em dificultar a ocupação de cargos públicos por pessoas de passado não idôneo, que tudo se resolverá. Desejo força e energia para continuar a luta.

  35. Prezados, Boa Noite.

    Gostaria de parabenizar a todos pela iniciativa e coragem em sair pelas nossas ruas com intuito de se dar um basta em tanta safadeza e injustiça que vivemos neste país.
    Confesso que estou muito feliz pela iniciativa e perseverança e peço a Deus que derrame suas bençaos em todos aqueles que direta ou indiretamente têm contribuído para o sucesso desse projeto.

    Viva o nosso Brasil que é feito de gente trabalhadora, honesta e perseverante.

    Um grande abraço a todos

    Cassiano

  36. Muito obrigada a todos os manifestantes que, impuseram o poder de sua presenca e voz nas manifestacoes! A minha pergunta e´: conquistamos a reducao nas tarifas: estaremos satisfeitos com esse pouco? Alcancamos o nosso objetivo com essa reducao? E de agora em diante, continuaremos os protestos exigindo o que temos direito? Nao podemos nos contentar com R$0,20 e permitir que todo esse poder que conquistamos caia no esquecimento de politicos. O Brasil e´ um dos 8 paises mais ricos do mundo e o salario minimo é de menos de R$700,00. Como e posivel um trabalhador dar o basico a sua familia ganhando tao pouco e pagando tantos impostos. Os precos de produtos de necessidade basica como alimentos e vestimenta sao absurdos porque pagamos muitos impostos. E quanto a violencia que enfrentamos todos os dias nas ruas de Sao Paulo que nos deixa doente. Eu tenho panico de sair de casa com a minha filhinha. Sao tantos assaltos, latrocinios, arrastoes em todos os setores do comercio e o poder publico nao faz nada para nos proteger. So o que sabem fazer e cobrar impostos. Onde sera que eles enfiam tanto dinheiro?

  37. Tramita pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) uma Proposta de Emenda à Constituição, de iniciativa do deputado estadual Campos Machado (PTB), que retira dos Promotores de Justiça o poder de abrir investigação ou processo que envolva agentes públicos, como Prefeitos, Deputados ou Secretários Estaduais.
    É a PEC 01/2013, também conhecida como “PEC Estadual da Impunidade”.
    Importante observar que essa PEC, que visa transferir ao Procurador-Geral de Justiça as atuais atribuições dos Promotores de Justiça, surgiu apenas uma semana após Promotores de Justiça do Patrimônio Público e Social obterem uma liminar judicial em ação civil pública, cessando o pagamento de indevido e ilegal Auxilio Moradia aos deputados estaduais.
    A “PEC Estadual da Impunidade” propõe que só o Procurador-Geral de Justiça possa investigar os prefeitos paulistas, deputados e secretários estaduais, conselheiros dos Tribunais de Contas, dentre outras autoridades, excluindo essa atribuição dos Promotores de Justiça.
    Caso aprovada essa PEC, a consequência natural será gerar pressão e acúmulo, pois humanamente impossível que apenas uma só pessoa, o Procurador-Geral de Justiça (que já possui diversas outras atribuições), possa investigar e processar mais de 600 prefeitos municipais de todo o estado de São Paulo, deputados, secretários estaduais e demais autoridades e agentes públicos.
    Sem dúvida as investigações serão difíceis e demoradas, as provas se perderão com o tempo, e o resultado final será a ocorrência de prescrição dos atos ilícitos e de improbidade administrativa. Ou seja: IMPUNIDADE!
    Os Promotores de Justiça sempre atuaram com independência e eficiência, investigando e processando Prefeitos, Deputados e Secretários de Estado, se e quando responsáveis por violações e danos ao erário, ao meio ambiente, ao consumidor, e a outros interesses coletivos, ou seja, interesses valiosos para toda a sociedade.
    Sendo assim, a quem interessa retirar o poder de investigação dos Promotores de Justiça?
    Precisamos do seu apoio, para que os Promotores de Justiça possam continuar fazendo seu trabalho sério e dedicado em benefício da sociedade.

  38. Patricia e demais membros .Sou assistente social , advogada , Tenho 72 anos , fui lider estudantil , vivi 64.ACHAVA que esta sua geração estava adormecida , só plugada na web.
    Enganei-me .Obrigada por TEREM ACORDADO o BRASIL, e , sobretudo MUDAREM O MEDO DE MÃO .Lembrei-me da queda da bastilha…ACOMPANHEI as entrevistas na Roda Viva e todos os noticiários. PARABÉNS à todos os jovens brasileiros de dentro e fora do país que ACORDARAM e deram seu recado.
    Sou libertária , logo entendi o movimento , é assim que deve ser.
    Sobre os vândalos eles sempre existirão ,São oportunistas e PLANTADOS no movimento justamente para desmoralizar.Sou velha e vivida demais para achar que o movimento foi surpresa para os agentes da “inteligência”.
    Vocês ganharam ESTA batalha , agora falta estratégias para neutralizar estas intrusões e orientar os participantes como reagir .Conversei com minha neta e pessoas ao meu redor .Estou fazendo a minha parte .Talvez ainda nos cruzemos , para imenso prazer meu .Achava que ia morrer sem nunca ver isso .Peçam ajuda a estrategistas . Só filosofia e sociologia não bastam .Me abra um canal para conversas mais reservadas ( se assim entender bom e necessário )Mais uma vez PARABENS a TODOS os participantes a igualdade , fraternidade e liberdade são anseios naturais de todos os seres vivos (e alguns humanos )Um dia chegaremos lá.

  39. MP COM PODER DE INVESTIGAÇÃO
    A PEC da impunidade já foi aprovada em comissão e poderá ser votada em plenário pela Câmara dos Deputados a qualquer momento. Defenda o MP para que ele continue fazendo um trabalho sério, competente e tão necessário para combater o crime e a corrupção no Brasil!

  40. vamos nesta…vamos a luta:somos fortes juntos…chega de sermos pisoteados por esses politicos indiferentes cm quem paga as contas

  41. BOA NOITE !!! ACABAMOS DE SABER Q O GOVERNANDO DO ESTADO DE SAO PAULO EO PREFEITO , ABAIXÁ-LO A CONDUÇÃO , EU QUERO SABER SE A MANIFESTAÇÃO VAI CONTINUAM , POIS A ESPERANÇAR DO PAIS DE ACABA COM CORRUPÇÃO ESTÁ NA MÃO DESTES MOVIMENTOS , ESPERO Q NAO ACABER , POIS VAMOS LUTA PELO UM PAIS MELHOR, POIS TEMOS MUITO Q LUTA , UM BRAÇOS A TODOS, VIVA UM BRASIL NOVO E UM NOVA REVOLUÇÃO .

  42. Sugiram ao prefeito liberar a propaganda nos onibus e usar esta receita extra para baixarem as tarifas.
    E não só os onibus como podem fazer propaganda motorista e cobradores em seus uniformes e gerarem renda extra, tanto para as empresas como para eles próprios.
    Quando ao metrô e trens, descobrir com os sindicatos quanto de receita geram as propagandas nas estações e nos trens.
    Em vez de dinheiro público, usarem a publicidade como receita extra para baixar as tarifas
    Ou zerar …

  43. Sugiram ao prefeito liberar a propaganda nos onibus e usar esta receita extra para baixarem as tarifas.
    E não só os onibus como podem fazer propaganda em seus uniformes e gerarem renda extra, tanto para as empresas como para eles próprios.
    Quando ao metrô e trens, descobrir com os sindicatos quanto de receita geram as propagandas nas estações e nos trens.
    Em vez de dinheiro público, usarem a publicidade como receita

  44. movimento apartidário é coisa de direita. vcs estao acordando as forças antidemocráticas desse país. assumam a responsabilidade e digam para q vieram!

  45. Freguesia do Ó quer a redução do valor da passagem, mas o que queremos mais que tudo é do metro.

    Ônibus aqui tem sim, de cinco em cinco minutos. Todos lotados nos horários mais críticos. Levam 40 minutos no mínimo para sair do bairro, são 3 faixas para veículos e uma para ônibus. Até de graça o ônibus aqui não anda.

    Mais ônibus e mais barato não resolve. Não podemos obrigar as pessoas a deixar de usar carros. As tres faixas para os carros já não resolve mais….

    Só nos resta tentar o metrô. Precisamos de investimentos e no metrô o resto é enganação.

  46. Acredito que a manifestação pacifica tem que ser mantida e o Movimento deve agir contra os vândalos! Assim não será tirado o foco.
    Pega esses vândalos e levem a polícia! São apenas 10~20 pessoas sujando toda a manifestação. Será que os mais de 30 mil que estavam pacificamente não conseguem parar esses caras?

  47. Parabéns a todos vocês que, com denodo, têm conseguido mobilizar muita gente decente e honesta que busca termos mais decência, transparência e honestidade também na atuação de partidos e políticos do nosso país.
    Ontem participei, na Paulista, desse movimento. Fiquei orgulhoso por mim e vocês!
    Muitas “bandeiras” em forma de faixas e cartazes desfilaram à minha frente e, ledo engano desses governantes, que esse movimento é “apenas” para diminuição do valor de passagens do transporte coletivo em São Paulo. O Prefeito, conversando com o Lulla e Dilma, devem retroceder e retirar esse aumento. Excelente! Mas eles se deitam na esperança de que vamos parar com as outras reividicações. Não nos tenham como corruptos que, com apenas isso, vamos vender nossas esperanças. Eles sim, com apenas alguns milhões de reais se sentem satisfeitos e se vendem. Nós não!!! Temos outras “bandeiras” e não devemos parar enquanto todas, ou boa parte delas, sejam atendidas. “Cadeia Já para os Condenados do Mensalão” e ” Copa e Olimpíadas, não!” são apenas duas delas. Precisamos, nessa ordem, acabar com a corrupção para que tenhamos mais dinheiro para a Educação, Saúde, Segurança e Transporte decentes para o povo sofrido que somos. Como noticiado ontem, não podemos admitir que a Dilma e sua comitiva, a cada viagem ao exterior, tenha, em média, 44 apartamentos reservados nos melhores hoteis do mundo. Não podemos entender que nos sejam tirados milhões de reais a cada ano por indivíduos inescrupulosas e que pensam apenas em si mesmos.Vejam a riqueza que hoje é acumulada por um ex-presidente e seus filhos, depois de exercer seus mandatos. Vejam a cara de escárnio que fazem zédirceus, arrudas, genoínos ao nos olhar. Vejam a situação dos moradores em área de risco no Rio de Janeiro que depois do desastre que aconteceu há alguns anos, continuam sem moradia ou vivendo, ainda, sob a égide do terror. E vão gastar mais alguns bilhões de reais para os Jogos Olímpicos! Vejam a cara daqueles que choraram e vibraram quando fomos eleitos o país para promover a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com pessoas morrendo sem atendimento médico!Continuemos com a luta e vamos defenestrar esses corruptos e inconsequentes que não pensam na gente. Pensam em prestígio e riquezas próprios. Não é esse tipo de “líder” que merecemos e precisamos. Ontem o Gilberto Carvalho disse que o Planalto não está entendendo essa mobilização toda. Temos muitas “bandeiras” para que eles possam nos entender. Vamos fazê-las tremular forte porque elas explicam por si só, o que queremos. Parabéns, amigos!!!!!

  48. O maior poder de um País e sua população. Não é governo, não é o STF, não é nossa “amada” Presidenta que detém a p…a do poder.
    Todos os dias, manifestando a total e irrestrita insatisfação que vem há anos massacrando este povo que só abaixa a cabeça. C H E G A ! ! !
    Agora, temos que ir às ruas o Brasil todo, bloquear ruas, causar problemas sim, mas tudo sem violência e vandalismo. Temos que exigir que o congresso vote o que queremos e agora sem papagaida de seguir essa leis idiotas e ineficientes que criaram a proveito próprio e que deixa o país ineficaz. Por que OS SERVIÇOS PÚBLICOS não possuem o selo de qualidade dos estádios da FIFA. Os estádios foram construídos por brasileiros. Lógico: se vão durar e se houve preço justo sem aditivos contratuais….isso não deve ter acontecido não né…(rs).
    CHEGA DA LEI DE GERSON (ANOS ’70) DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO. NÃO SE PODE TER A ESPERTEZA DE LEVAR VANTAGEM EM TUDO O TEMPO TODO. Chega de malandragem. Vamos continuar indo às ruas sim, sempre que for necessário. Voltando aos estádios, temos estádios mas nao TEMOS A INFRAESTRUTURA que poderíamos ter feito como em outros países que melhoraram sua qualidade de vida, melhorando a vida da população com obras de infraestrutura também e não somente o foco principal – os estádos. Afinal, o foco principal não seria a população. Não….que idiota que sou….mas assim como esse idiota há milhões idignados. E milhões de idiotas chamam a atenção dos poderosos. E sobre o trem que iria ligar Campinas, SPO e RJO??? Só voltando para a Europa onde tive o prazer de “voar” nessas maravilhas da tecnologia do nossso tempo onde aqui, o lobby das estradas, companhias aéreas, de ônibus entre outros não deixam sair do papel temendo perda nos lucros e concorrência. É por isso, por pensar assim que poderosos empresários e governo corrupto sempre sai ganhando e o povo comemorando com a rede Globo e Galvão Bueno Olodun e camnpanhia a seleção. Deveríamos nem ir aos estádios, ou ficar de costas o jogo todo como sinal de protesto. Aí sim, “IMAGINA AFESTA” JÁ PENSARAM NA TORCIDA DE COSTAS NOS ESTÁDIOS. ISSO QUE SERIA UM PROTESTO.
    Eu vejo esperança mas temos que exigir mais, se o Hadad baixar a passagem de busão para 1 real, vamos exercer nossos direitos de exigir qualidade nos serviços públicos e receber de volta tudo que pagamos de impostos. ISSO TEM QUE CONTINUAR, VAMOS MUDAR O BRASIL E SEMPRE FICAR VIGILANTES PRINCIPALMENTE CONTRA A PEQ37, que ser passar, aí sim, é fazer as malas e sumir desse país.
    Se o povo deixar isso passar, está sacaremntada a roubalheira geral, e nem MP teremos mais. Triste pátria de chuteiras (que imbercibilidade) da propaganda do Governo Federal. Triste Brasil….como diz a música do Toquinho. Paisinho de merda. Mas podemos mudar tudo isso. Já, RIGHT NOW!!!!!

  49. Atribuir a repressao da policia o motivo de se destruir patrimonioo alheio ee tao alienado quanto dizer que nao houve excesso policial.
    Dou razao a causa, mas se tiver que aprovar violeencia, de qualquer parte. Desaprovp

  50. SUGESTÃO: As manifestações deveriam ser em VÁRIOS pontos da cidade, ou pelo menos 2 ou 3 pontos. Ex.: Marg. Tiete, 23 de maio, e av. sto amaro. Ai quero ver policia suficiente para reprimir! E as pessoas do movimento vão no local mais proximo a elas! 3,20 é realmente muito caro pra ir que nem sardinha!!

  51. Não entendi, voces querem passagem de onibus gratis, e quem vai pagar o Motorista do Onibus, o Mecanico, o Borracheiro, o Eletricista, o Tapeceiro, o Lanterneiro, O INSS, O FGTS, etc e tal, e quem vai comprar o combustivel do veiculo, a manutenção, o MPL vai pagar?, Não existe Almoço Gratis amigos, alguem tem que pagar a conta. Será que o MPL vai comprar Onibus para dar de graça pros outros?

  52. Prezados, sou a favor do movimento mas sem violência. O Brasil melhorou mas está longe de ser o pais das oportunidades. Somente falar e cobrar nossos direitos não é mais suficiente.

    Os ricos continuam ricos e os probres, com carro e um carnê 72 parcelas, a casa e um carnê de 35 anos para pagar 3 imoveis… mas podem ficar tranquilo que a 1a. parcela é só para 2014.

    Afinal o que são 35 anos… quando você se aposentar terá seu imóvel, antes disso o imovel é da CEF.

  53. Eu sempre fui simpatico a movimentos, tanto que no meus estudos ajudei a liderar manifestacao por direitos estudantis etc. Agora eu vejo este protesto de nome passe livre brigando porque o onibus apos dois anos aumentou 20 centavos, ou seja, menos da metade do indice da inflacao. Pergunto? Qual o fundamento em achar que o aumento esta incorreto? Sera que vcs concordariam que por 2 anos os salarios de vcs ficasse sem aumento e seu patrao apos este periodo nao aumentasse? Dizem que o trabalhador tem que pagar por este transporte. Ue o patrao que tem que protestar entao eu por exemplo a lei (clt) ela obriga que o empregador pague a conducao. No tempo que eu estudava, eu pagava metade da conducao. Dai pergunto: o que justifica esse protesto? Por favor me expliquem nao estou entendendo. Obs outro detalhe inclusive quem esta desempregado por um periodo nao paga conducao.

  54. Todos os manifestantes tem meu apoio, pois só dessa forma para que estes politicos tomem vergonha na cara e parem de meter a mão no bolço da população que votaram e sem saber colocaram essas raposas no poder, vivemos em um pais onde só se aprova leis que enchamos bolços desses ladroes, PARABENS MEEEEESMO! pela coragem e e atitude!
    abraço a todos.
    walmir.

  55. Alguns comentários são realmente assustadores, pois demonstram que um ideal benéfico a sociedade acaba como desculpa para depredações e atos criminosos. Os movimentos só tem chamado a atenção da imprensa e não tem surtido efeito prático nenhum, pois o valor do transporte não será reduzido desta forma. Ações políticas, movimentos nas redes sociais, ações judiciais, se realizadas com o correto planejamento surtiriam um efeito mais prático. O enfrentamento com a polícia só tem colocado a opinião pública contra o movimento, pois quem trabalha o dia todo e ao fim do dia acaba se sentindo acoado pelo clima de guerra do movimento, impreterivelmente será contra as ações.

  56. Apoio ao MOVIMENTO PASSE LIVRE-MPL, os militantes do PT, PMDB E PSDB já passaram por isso na época da ditadura, eles sabem o que é lutar pelos direitos do povo,SEMPRE SERÁ COM SANGUE E DOR, é uma pena que eles se esqueceram e fazem tudo igual, estam se comportando como ditadores em nome da ordem, e tem mais, quando o PT ganhou as eleições na cidade de São Paulo, eles pararam a avenida Paulista para comemorar a vitória, se eles podem, todos também podem, e tem mais, se você melhora um pouquinho na vida e compra um veículo qualquer você arruma outro problema, muito transito, IPVA caro e muitas multas através de radares espalhados pela cidade de forma covarde para angariar dinheiro para as prefeituras, gostaria de ver todo esse policiamento trabalhando para acabar com os roubos de veículos, de residencias e no combate a drogas que está acabando com as famílias…não vamos desistir vamos continuar lutando pela liberdade do povo brasileiro.

  57. A desculpem os meus erros de português. É que não consegui dinheiro para pagar o transporte publico e ir para a escola.(#IRONIATOTAL).

  58. Me assusto ao ver tais comentários como o do Lucas.

    Bem Lucas o fato não é ter ou não dinheiro pra pagar, o fato é ter que gastar o dinheiro conquistado em um emprego descente após anos de estudo, num transporte público precário e desumano.
    Em um ônibus que na verdade é um caminhão de gado-humano,que os não VAGABUNDOS pagam.

    Será que a solução para tudo realmente tem que ser ficar rico? Conseguir crescer na vida e que se dane o os outros? Ser individual e egoista?Reclamar e reclamar? Esse é o caminho?….ou lutar pelo bem comum é melhor solução? Deixar de ser manipulado, alienado e passado pra trás?

    Bom Lucas cada um desidi o que quer ser e ter na vida!
    Espero que todos os seus familiares e amigos também tenham tido a mesma sorte de estudar e conseguir um emprego descente igual o seu. Se não coitados desses VAGABUNDOS, vão ter que se contentar com o gado-humano.

  59. Vale lembrar que para desarticular um movimento, há todos os tipos de iniciativa, entre elas, plantar vândalos para desviar a atenção e justificar as atividades da polícia.

  60. VANDALISMO PURO. EU PELA TELEVISÃO OBSERVEI ALGUNS COM ROSTOS COBERTOS PICHAR ÔNIBUS E O PATRIMÔNIO PÚBLICO.
    NÂO VAMOS MISTURAR. PORQUE SÓ AGORA GHÁ ESSAS MANIFESTAÇÕES, SENDO QUE DESDE O INÍCIO DO ANO TEM AUMENTODO OS PREÇOS?PARECE ATE ORQUESTRADO POR PESSOAS QUE NÃO SABE OS DIREITOS DE IR E VIR, LIBERDADE DE EXPRESSÃO SIM, MAS BADERNA NÃOOOO.

  61. Usem a bandeira brasileira como manto em volta do corpo, qualquer ato contra uma pessoa que esteja com a bandeira sobre o corpo é um ato contra a bandeira nacional. Isso é crime conforme o art. 44º do Decreto-lei nº 898, de 29 de setembro de 1969: “Destruir ou ultrajar a bandeira, emblemas ou símbolos nacionais, quando expostos em lugar público. Pena: detenção, de 2 a 4 anos.” Os policiais provavelmente não vão respeitar isso devido à seu péssimo treinamento e pouco amor à pátria. Isso vai fazer eles se atacarem, pois vão ser feitas fotos com policiais atirando contra a bandeira, atirando spray de pimenta e bombas. Mesmo se nesse momento a imprensa não ficar a nosso favor, vai atrair a atenção da imprensa internacional. Não apenas pelo fato do ataque à bandeira, mas também porque o dever de policias/bombeiros e médicos é servir a sua pátria.

  62. LUCAS, pelo teor do seu comentário deu para perceber que seu estudo não foi suficiente para sanar a sua ignorância.Transporte público deve ser incentivado, além de ser ecologicamente correto. Imaginar uma cidade com milhões de habitantes, em cada pessoa tenha um veículo próprio é algo impraticável.

  63. 3.20 nao pass livre sim……A violencia da policia gera mais revolta…

  64. apoio o movimento e quero deixar minha opinião… vcs poderiam ir na casa do prefeito e do governador….por um pressão!!!

  65. Não podemos parar com as manifestações, e não tem nada a ver ter que estudar para ter dinheiro para pegar metro!
    o aumento foi abusivo sim, sou formada e luto pelos direitos!
    onde não aceito ser roubada na cara dura e ter que trabalhar mais e estudar mais, sendo que além de aumentarem as passagem, as conduções estão cada vez mais lotadas!
    mas tbm ´não vamos vai destruindo tudo!
    o inimigo não são os policias e nem os manifestantes!E sim o Governo!

  66. Legítima a discussão sobre o tema, contudo, não acredito que venha a produzir efeitos na prática, principalmente porque vivemos em uma sociedade capitalista em que se visa o lucro.
    Vou relatar o que aconteceu comigo.
    Sou empregadora e pago o tranporte a minha funcionária. Ocorre que há um mês, supriram 4 linhas de onibus na Vila Juanisa. Assim, minha funcionária está as 5 hs da manhã no ponto, cujos onibus ja chegam lotados. Quando consegue subir, além do aperto, fica 2 horas dentro do onibus para conseguir tomar uma segunda condução. Como o tempo transcorrido passa de duas horas, paga-se nova passagem.
    Pois bem. Hoje sinto um aumento de 100%, porque pago a ela 2 passagens de ida mais duas de volta.
    Ledo engano os jovens acreditar que com a redução da passagem irão melhorar ou trazer dignidade aos mais pobres, pois certamente as empresas suprirão outras linhas nos rincões da cidade para fazer frente ainflação e aumento de encargos, pois logicamnete, nem se cogita em abaixar a margem de lucro.
    Acredito que a discussão do transporte deva ser além a simples redução, que na prática, para os mais pobres pode a vir piorar.
    Perguntei para minha funcionária que ela achava do movimento passe livre. A resposta: espero que não piore ainda mais a nossa situação.Vai que eu tenha que ir para o ponto as 4hs.
    Bem, é isso.
    Abs

  67. Devemos lembrar que os atos desnecessários de violência são frutos de uma educação precária que o governo mantem no Brasil. É óbvio que em um país com população educada, que tem seus direitos respeitados e boas condições de vida, não há necessidade de revolta agressiva. Se a polícia respeitasse o direito que temos de nos manifestar, isso não aconteceria. A sociedade brasileira simplesmente prefere acreditar que o erro está nos manifestantes, que cansados do sistema corrupto em que vivem, saem às ruas a favor da melhora de vida coletiva. São capazes de deixar o egoísmo e o medo de lado e lutar não apenas por si.
    Não são apenas vinte centavos o motivo de tanto desgosto. Chega a ser ridículo acreditarem que não passa disso essa revolta. Mas o que vem após esse aumento? Salários justos? Educação eficiente a todos? Bom sistema de saúde independente de sua classe social? Não!
    É o momento para estar ao lado daqueles que vivem a mesma situação precária e corrupta que você. Devemos estar dispostos a enxergar que podemos mudar essa situação se todos se conscientizarem.

  68. Lucas é por causa de pessoas que pensam como você que o brasileiro paga altas tarifas de impostos,para ter saude, rodovias, e educação, o dinheiro que pagamos por esses tres são suficiente para termos isso com excelencia,porem se quisermos ter saude temos de pagar imposto e ainda um convenio médico,se quisermos rodovias temos que pagar imposto, se quisermos educação temos que pagar escola privada porque as publicas todos sabem como está,então a unica maneira de mudarmos essa escravidão é através de luta.

    ANTES ERAMOS ESCRAVOS DE PORTUGAL,HOJE SOMOS ESCRAVOS DOS POLITICOS.

  69. Ja vi esse filme….. em 2005 a confusão que teve na avenida paulista entre PM x Torcida do São Paulo teve o mesmo caminho…..policia batendo em todo mundo e a Torcida saiu como “vandala”…Sou totalmente contra torcidas organizadas, mais em 2005 eu estava na paulista pra assistir meu clube de coração e o confusão começou em uma área onde era obrigatório passar por revista. ou seja “torcedores”/pessoas desarmados apanhando da policia de graça.

  70. Nao tem dinheiro pra passagem? Estudem seus VAGABUNDOS para conseguir um emprego decente. Sempre fui pobre mas me esforcei, estudei e hj tenho condiçoes. Seus vagabundos!

  71. “O Partido Pirata do Brasil entende que as manifestações públicas que vem ocorrendo no país em função da precariedade do transporte público – cada vez mais caro para o cidadão comum – são uma forma legítima de protesto e devem ser enfaticamente apoiadas.

    Consideramos inaceitáveis e injustificáveis as sucessivas tentativas de diferentes veículos de comunicação de associar os movimentos que tem ido às ruas – tal como o Movimento Passe Livre – a “depredadores”, em função do escalonamento dos conflitos, por decorrência das ordens dos Comandos das Polícias Militares de reprimir com vigor manifestações até então pacíficas.

    Usuários do transporte público, motoristas, cobradores e policiais entram em confronto constantemente, enquanto políticos, empresários e donos de empresas de transporte não estão na rua, não participam de debates públicos sobre o tema e agem sem qualquer transparência.

    Foi noticiado recentemente que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou o nível de alerta quanto a esse tipo de manifestação, em função da visita do Papa ao Brasil e da Copa das Confederações. Ativistas políticos estão sendo monitorados de perto e não sabemos até que ponto a Agência consegue invadir a privacidade de cidadãos no pleno exercício de seus direitos políticos e civis.

    Reclamar o direito às cidades é algo que vem sendo feito no mundo todo. Destacamos o que acontece na Turquia, cujo governo age de forma autoritária por meio de repressão policial e declara a internet inimiga. Todo apoio e solidariedade aos manifestantes turcos!

    Na Turquia, eles foram às ruas e venceram aquela batalha; aqui no Brasil, nós, Piratas, defenderemos, nas ruas e em todos os canais a que tivermos acesso, esses valores universais que compartilhamos com tantos que compreendem que essa luta não é propriedade de nenhum partido político, mas sim um movimento de todos!

    Partido Pirata do Brasil

    11/06/2013″

  72. Em relação ao comentário do Rafael: “Sem depredação do patrimônio privado, só do público”. O ideal é não ter NENHUM tipo de depredação, MUITO MENOS pública, exigimos uma máquina pública melhor, e não destruí-la. Devemos seguir a luta, e com o melhor comportamento possível sempre, e que muitas outras venham depois dessa!

  73. Ontem à noite fiquei olhando a manifestação ‘passe livre” passar pela Av. Brig. Luis Antonio, no centro de São Paulo. Achei bonito o exercício do direito democrático de reivindicar o que a população acha justo, mas confesso que ao ver criminosos quebrando as portas de vidro de um banco e jogando equipamentos que estavam em seu interior, no meio da avenida, percebi que os vândalos infiltrados no movimento, acabam tirando toda a legitimidade da manifestação e obrigam o Estado a agir com maior rigor, e assim o grupo tem a sua liberdade restringida. A manifestação baseada em estratégias inteligentes obtém mais resultados do que a simples destruição de portas de vidro e ônibus, afinal, portas não assinam decretos.

  74. Achei muito viável e relevante o protesto que por sinal teve grande repercussão na mídia, principalmente na web.
    Notei conforme dicas de amigos no Facebook que duas cidades estão conseguindo driblar esse aumento sendo elas Osasco (em SP) e a região metropolitana de Goiânia [http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/06/liminar-cancela-reajuste-da-tarifa-de-onibus-em-goiania.html] e por mais que isso não seja o passe livre já (creio eu) que seja em virtude das manifestações de pessoas como vocês. Acho que isso deveria ser compartilhado e repassado para dar mais motivação a quem está lutando na causa. Afinal se já está surtindo um pequeno efeito é porque pode melhorar.
    Sucesso à causa, mas sem depredação de patrimônio privado (só ao público).

  75. Desculpa, mas nada justifica o caos em que se transformou a cidade na noite de 6/6. Não sou contra as manifestações, vemos isso com frequência, utilizando uma faixa da Paulista, atrapalhando o trânsito, mas não impedindo que ele aconteça, sem invasão à shoppings, depredação à estações de metrô, bancas de jornais, aterrorizando as pessoas que estão seguindo sua rotina e não interferiram de forma alguma na manifestação. Hoje novamente houve outra manifestação, na qual os manifestantes escondem o rosto para pixar ônibus. Por que esconder o rosto? Cuidado para não transformar uma reivindicação em vandalismo e perderam a razão, enfraquecendo o movimento.