Terceiro grande ato contra o aumento da passagem!

Evento no facebook (confirme presença: https://www.facebook.com/events/591775110856969)

Já paramos a 23 de maio, a 9 de julho, av. Paulista, Rebouças, Faria Lima e Marginal pinheiros. Hoje foi o terceiro congestionamento do ano e terça-feira vai ser maior!

Não pararemos até a revogação do aumento!

Concentração as 17h00 na Praça do Ciclista (Avenida Paulista, 2443)

Avenida Paulista, 2443

Todo aumento é uma injustiça! Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte – em 2010, já eram 37 milhões de brasileiros que deixavam de usar o ônibus todo dia por não ter dinheiro. E não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade: dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos, etc.

Cobrar pelo uso do transporte – que deveria ser público – e ainda aumentar esse preço é uma escolha política pela exclusão, que só beneficia os cofres dos empresários de ônibus. Quando se trata de mobilidade urbana, o poder público continua investindo a maior parte em grandes obras viárias que só beneficiam o carro e não resolvem o problema do trânsito. Enquanto isso, a passagem continua subindo, atendendo às exigências dos empresas que exploram esse serviço.

É possível barrar um aumento! Nos últimos anos, a população de várias cidades do Brasil saiu às ruas para protestar e conseguiu forçar suas prefeituras a abaixar o preço da passagem. Aconteceu em Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Teresina, Natal, Aracajú e Taboão da Serra. Se eles conseguiram lá, podemos conseguir aqui também! Só falta São Paulo.

SE A TARIFA NÃO BAIXAR, A CIDADE VAI PARAR!
TODO AUMENTO É UMA INJUSTIÇA! POR UMA VIDA SEM CATRACAS!

 

21 Replies to “Terceiro grande ato contra o aumento da passagem!”

  1. O movimento tem que voltar as ruas(não pode se acovardar agora)e unir-se aos outros ..Foi uma vergonha se pronunciar na impressa que iria abandonar os protesto, uma falta de respeito com os demais grupos… Penso que não seja a hora de recuar, vamos ajudar os demais nessa luta esse é o momento se desistir agora será uma vergonha.

    Por favor não se vendam…

  2. Grito de Justiça

    Nildo Lage

    Independência! Independência!
    Onde estás, que não respondes?
    Onde ocultas a tua face?

    Por que reprimes o teu grito de liberdade, que “OUVIRAM, DO IPIRANGA, AS MARGENS PLÁCIDAS”?

    Converteu-se em gemidos de dor, em lamentos de derrota… num pedido de arrego… para receber a clemência dos credores? Ou esperas a reação “DE UM POVO HERÓICO, O BRADO RETUMBANTE” para salvar a tua honra?

    “E O SOL DA LIBERDADE EM RAIOS FÚLGIDOS” que “BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE”? Foi asfixiado pelas sombras da mentira? Encoberto pelo Véu da Corrupção? Brilha em outro céu? Ou seus raios eram artificiais e perderam o fulgor?

    E “O PENHOR DESSA IGUALDADE”, que garantia tanta justiça… honestidade, despencou no abismo da desigualdade, impelido pelas mãos da desonestidade… Destruindo o que“CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE”.

    Se “EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE!”, por que vivo preso às correntes da maldade, padecendo pelo corredor da miséria… da fome… do desemprego… do salário humilhante que“DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE! “Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA. SALVE! SALVE!”?

    Por que ignoras o chamado do teu filho que brada por justiça?

    “BRASIL”… se és “UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO!”, por que vivo um pesadelo constante? Mergulhado na escuridão do esquecimento… nas trevas do analfabetismo…

    levando uma vida subumana?

    Por que dizes “DE AMOR E ESPERANÇA À TERRA DESCE”?
    Se de violência e terror o teu filho padece!

    “SE, EM TEU FORMOSO CÉU RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE!”, por que paira sobre mim a nuvem sombria da infelicidade?

    Realmente, és “GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!”, mas reduzido pela força da pobreza, pela impunidade dos nossos representantes que usam o dinheiro público em benefício próprio…

    “ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO, COLOSSO…”, mas se mostras horrendo, covarde e inconsistente… Vulnerável ante as turbulências que exigem justiça.

    “O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA!”, mas o teu presente retrata incerteza… instabilidade…

    Por que a “TERRA ADORADA” proporciona tanta dor?

    Se “ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!”, por que ignoras a minha existência? Podas os meus direitos de cidadão? Reprimes o meu grito de Justiça?!

    “DOS FILHOS DESTE SOLO, ÉS MÃE…”; sou aquele ignorado, lançado na sarjeta… que sonha em ser acolhido no teu seio e ser, pelo menos, reconhecido como cidadão…

    “GENTIL… PÁTRIA AMADA BRASIL…”, que não retribui o meu amor e o que faço para te engrandecer.

    “DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO!”, espero o milagre da mesa farta, sonho com o abrigo seguro… Devaneio com o dia em que os políticos farão do poder um instrumento de cidadania…

    “AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO!”, ouço uma canção que fala de mensalão, de cuecas recheadas de dólares, malas cheias de reais… Caixa dois… e não vejo…

    “FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO.”

    “DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA!…” que se estremece ante o som do medo… que se rende ao domínio dos traficantes…

    “TEUS RISONHOS LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES…”, que enfeitam o desalento do teu povo que a cada dia fica mais pobre… sem liberdade… sem autonomia…

    “NOSSOS BOSQUES TÊM MAIS VIDA!”, que se extinguem pela ambição, pelo desrespeito à própria vida.

    “NOSSA VIDA, NO TEU SEIO, MAIS AMORES!” Vidas que são esquecidas, sentimento que proporciona apenas infelicidade… decepção… ira…

    “Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA… SALVE! SALVE!”, volta teus olhos para teus filhos que imploram seus direitos.

    “BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO!” Ou pelo menos uma esperança para um povo que sonha em ser alguém.

    Que “O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO” não seja uma arma para destruir quem te defende, mas um escudo para amparar o ente que te ama.

    “E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA!”, para me iluminar e me proporcionar uma vida justa, que sou a sua essência, o teu escudo, a tua arma…

    Para que eu tenha “PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO”.

    Se o presente não é vivido com dignidade! Mas… “SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE”, que seja para destruir o mal. “E VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA.”

    Se “NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE!”, então permita que eu viva com liberdade e segurança.

    “TERRA ADORADA!”, deixe-me tirar do seio o meu sustento.

    “ENTRE OUTRAS MIL”, seja pelo menos justa com teu filho.

    “ÉS TU, BRASIL”, onde quero viver sem violência, com justiça social… com igualdade…

    “Ó PÁTRIA AMADA!” Por que não me ouves?

    “DOS FILHOS DESTE SOLO, ÉS MÃE”. Sou apenas mais um que busca o direito de viver em paz.

    Sê “GENTIL, PÁTRIA”, que me faz sonhar com dias melhores. Sê mais do que uma nação…

    Que o “BRASIL! DE TODOS” seja uma nação para “TODOS”.

  3. Bom a hora e essa greve geral para tudo imposto alto nao…

  4. Eu concordo com o almir soares said. E segue meu comentario:
    “Acorda BRASIL!!! e vem ouvir o “brado heroico e retumbante, deste povo varonil” que se cansou de tanta corrupçao, ladroeira,tantas cuecas e meias abarrotadas de reais roubados, mensaleiros, petistas corruptos,politicos desonestos, povo morrendo nos hospitais, trabalhadores amontoados em onibus e trens feito gado, aposentados vendo o seu misero salario consumido pelo maldito consignado,professores sem um justo salario,jovens sem uma escola decente e por aí vai, ou melhor ia, pois certamente o BRASIL não sera mais o mesmo, ou nao aceitara mais, tudo, deitado em berço esplendido.Por isso eh importante que esse movimento tome algumas atitudes de forma a não deixar que arruaçeiros e baderneiros descaracteizem um movimento desta magnitude, e uma destas açoes, penso eu, seria isolar estes grupos, afastando-de deles assim que eles começassem a agir,de forma que a policia pudesse agir sobre eles, por que nao se enganem os policiais tambem sao brasileiros que querem um pais melhor.Eu tenho orgulho desta juventude caras pintadas que, simplismente, que um pais mais justo para tdos os brasileiros.

  5. Prezados, acompanho as suas ações de grande mobilização.
    Estou tomando a liberdade, de lhe enviar este e-mail com uma sugestão.

    È liquido e certo, que está casa descobriu uma força que desconhecia!?

    Tive a oportunidade, de fazer parte da geração cara pintada que expulsou a corja do Collor com impeachment (povo na rua).

    Como lideres deste grupo de manifestação em São Paulo e boa persuasão pelo país.

    Com organização, clareza está casa necessita se organizar e utilizar este momento e agregar as causas que estão aporta integrando com outros grupos de interesse popular.

    Com uma petição oficial ao MP, autoridades federais, protocolando abaixo assinados com exigências ou prioridades que o povo anseia com urgência pela Presidenta Dilma com resposta de prazos as exigências.

    Se bandidos da cadeia, consegue derrubar o Estado (imagina estudantes e cidadãos do bem).

    Necessita listar urgente ao Estado, com exposição a mídia de respeito (grandes jornais de circulação.

    Segue alguns tópicos, que precisamos ressaltar e grifar perante a mídia.

    1- Afastamento, exoneração dos cargos de todos os envolvidos do mensalão;

    2- Retirada imediata do presidente do senado Renan Calheiros envolvido em escândalos;

    3- Redução dos gastos públicos , salários (deputados, senadores, assessores), benefícios etc…

    4- Melhorias nos serviços na área da saúde;

    5- Revisão e audiência no que diz respeito ao fator previdenciário.

    Entre outras, que já está a vossa porta para militar.

    Tenho amigos em outros países, Chile, México, Cuba, Argentina, Uruguay etc…

    Que está comentando sobre este grupo (passe Livre), repercutindo e influenciando alguns atos que vão ocorrer em breve nestes países.

    Desde já agradeço, a oportunidade de sugestão neste canal e aproveite a força para fazermos diferença em 2013,2014,2015 …

    Com convocação, divulgação de audiências públicas para tratarmos dos assuntos que todos os brasileirinhos gostariam de um país melhorado.

    Atenciosamente;

    Claudio de Jesus
    Coordenador de Operações Logística

  6. Pela observação que tenho notado, pelas promessas feitas por este BANDO de políticos imprestáveis, corruptos, socialistas mafiosos,petistas incompetentes, permitindo que a Educação fique em penúltimo lugar no ranking mundial, vendo estes congressistas que formarem uma verdadeira massa fecal e parasitária dentro do Congresso, legislando em causa própria e entregando a população a deus dará, deixando todo povo sem Segurança, sem terem noção de que há uma urgente necessidade de atualizar a Constituição, principalmente o Código Penal, para punir menores sem limitar idade, trabalhar para o Transporte Ferroviário, cujo custo é barato e não polui, sem receber as “benesses” das montadoras para manter a cidade congestionada, deixar o Ministério Publico fiscalizar as Empreiteiras que ROUBAM DESCARADAMENTE o dinheiro público, enfim, tem tanta merda sendo realizada neste País comandado pelos incompetentes petistas que não tenho nem vontade de morar nesta fossa séptica. Aquele ex-presidente incompetente e governadores que o acompanharam para a realização da Copa no Brasil, vejam agora a desgraça que está a área da Saúde, com as pessoas morrendo por falta de remédios e atendimento médico. E AGORA? TEM ALGUM FDP NO GOVERNO QUE PODE MELHORAR A BOSTA QUE O LULARÁPIO FEZ?

  7. Preste bem atenção tudo que se diz gira em torno de Leis, para o Medico trabalhar, para o professor lecionar o Policial, para os Estudantes precisa de lei que os ampares e tudo isto gira em torno do Congresso, Assembleia e Câmara Municipal, então o que esta errado são os políticos, pois estão dizendo que só a duas ¨profissão¨ que não da CADEIA neste pais, POLITICO devido à imunidade, LADRÃO devido a impunidade.
    Vem ai a votação da PC-37 onde tira o poder do Ministério Publico de investigar e denunciar, 26/06,adeus Código de Defesa do Consumidor, adeus Procon, pois que só ira investigar será a Policia Civil que são nomeados pelos políticos; Você já foi em uma delegacia fazer B.O de furto, roubo, estupro; resolveu alguma coisa? só tomou canseira.
    Parabéns não parem por ai, todas as mudanças que ocorrem em um pais vem através do povo nunca dos políticos, ainda mais aqui no Brasil que já vem contaminado desde a independência que foi comprada e ai surgiu a divida externa, através da corrupção.

  8. Participei pessoalmente da manifestação que ocorreu na quinta feira passada,dia 13/06/2013. E confesso que foi algo muito bonito de si ver.
    E,apelo para a consciência das lideranças do movimento que tenham a maior vigilância possível quanto aos atos de vandalismo que ocorrem nas manifestações,pois tudo isso não passa de um ato de sabotagem, e é um presente,para aqueles que querem ver o movimento desmoralizado.
    Mas fazer o que?. Desde as das greves do ABC (já se fazem 20 anos)que não vemos tanta mobilização social,tanta gente nas ruas protestando,o povo brasileiro não esta acostumado a ir nas praças publicas reivindicar direitos,estamos passando por um processo de REEDUCAÇÃO.
    Isto é o sinal dos novos tempos…
    Wellington Silva Braga

  9. Enfim temos manifestações!.Entretanto,torna-se necessário um meio de descobrir os desordeiros “INFILTRADOS” – Quem destrói os patrimônios público e privado e ainda provoca ferimentos,além de provocar a reação dos políciais.

  10. tem q parar toda cidade eles n pode intimidar a população. Eu gostaria q a policia tivesse a mesma atitude c bandidos.vê a policia bater em estudantes e prender em inaceitável em a bandidagem eles n enfrentam.

  11. Gostaria de solicitar ajuda referente ao aumento da passagem de ônibus da EMTU, moro em são paulo e trabalho em guarulhos pego onibus de SP + intermunicipal e varias pessoas acharam abusivos o aumento de quase 15% da tarifa em fevereiro aumentaram de 3,15 para 3,35 e em junho aumentaram de 3,35 para 3,60.
    Além disse a empresa que administra os onibus daqui tiraram os cobradores então há uma dupla função do motorista cobrar e dirigir o que aumentou o tempo de viagem. em meu facebook estou divulgando uma foto conta o aumento se puderem me ajudar, é só procurar pelo meu nome.
    Onibus Metro Penha/ Jardim Adriana – Empresa Internorte.

  12. Gostaria de parabenizar os integrantes do movimento e declarar meu total apoio às reivindicações legítimas. Lamento apenas a atitude de grupos que se expressam com violência e depredações inúteis apesar de que quem faz o carnaval mesmo é a mídia e o aparelho repressor. Acho que movimentos assim tem que efetivamente fazer parte da cultura do povo que infelizmente está longe ainda de entender que o governo deve temer o seu povo e não o contrário. É lamentável ver os trabalhadores reclamando todos dias das péssimas condições do transporte, do aumento, mas estarem mesmo preocupados em chegar em casa a tempo de assistir a novela.

  13. Boa noite sou PMESP e concordo com a manifestação de vocês, porem a violência e quebra quebra não esta certo.
    Fechar a Paulista, Marginal Pinheiros e errado vocês deveriam fazer a manifestação em torno do Palácio dos Bandeirantes, em frente a Secretaria dos transportes, na porta das empresas de ônibus, em frente ao Ministério Publico, Secretaria de Segurança Publica , Câmara Municipal, Assembléia Legislativa com certeza teria um efeito mais positivo do jeito que esta vocês estão passando por baderneiros para a população.
    Eu também ando de ônibus para trabalhar e tenho de pagar e sei o quanto e caro e o serviço uma porcaria.
    Por favor reconsiderem suas ações para que não haja o conflito
    A função da PMESP e correr atras de ladrão e não ficar reprimindo manifestações legitimas e democráticas.
    Boa sorte e briguem pelos direitos de nos paulistanos.

  14. Vamos para a luta! N é vandalismo é luta pelo direito!!!

    Impreensa tendenciosa, amanhã estaremos lá novamente!!!

  15. Não liguem a televisão, pois ela quer distorcer as mentes das pessoas. Estejam firmes e fortes neste grande movimento que tem princípios. A união faz a força e com a força alcançarão o objetivo maior.

  16. Acho muito nobre esta ação destas pessoas que estão se engajando nessa luta para diminuir o valor das passagens. Acho que deve servir como inspiração para o Brasil, pois mostra que unidos temos muita força, mas fico muito triste quando vejo a depredação que estão fazendo no patrimônio público e de terceiros. Isso não ajuda em nada, só piora e perdemos a razão da manifestação quando ocorrem estes atos.
    Encorajo toda a cidade de São Paulo a manifestar também, mas que a manifestação não cause outros problemas como violência e desrespeito.

  17. Olá,
    Gostaria de saber por favor o porquê da coincidência dos manifestos só se darem onde o governo é PT.
    Até mais,

    Sara

  18. Bom dia!

    Continuem por favor, não desanimem, não se deixem influenciar por essas pessoas que estão tentando minar a manifestação … para eles (midia e governo) é conveniente que a população fique contra vocês…estou tão feliz com que estou vendo… precisamos lutar pelos nossos direitos sim… e não deixar que o governo ou poder publico façam o que bem quiserem…

  19. ninguém reclama quando tem 8% de dissídio… mas um reajuste abaixo desse percentual fazem essa palhaçada. Vão reclamar de educação, saúde, e segurança.
    uma vergonha nacional

  20. Finalmente são paulo se movimenta em prol do coletivo e proletariado, devemos nos unir e perceber que o inimigo é quem está nas câmaras aprovando essas leis que impossibilitam o direito de ir e vir. hoje é a tarifa, amanhã ninguém mais terá condições de colocar combustível,ou o direito de sair de casa.

    ESTÃO QUERENDO ACABAR COM O DIREITO DE QUEM FAZ A CIDADE DE SÃO PAULO FUNCIONAR.