4º Grande Ato Contra o Aumento

Após algumas semanas de protestos, Goiânia acaba de reverter a alta da tarifa na última segunda! Vamos fazer igual em São Paulo.

Não pararemos até a revogação do aumento! Essa quinta vai ser maior!

Concentração as 17h00 na frente do Teatro Municipal (perto do metrô Anhangabaú e do Terminal Bandeira)

Todo aumento é uma injustiça! Cada vez que a tarifa sobe, aumenta também o número de pessoas excluídas do sistema de transporte – em 2010, já eram 37 milhões de brasileiros que deixavam de usar o ônibus todo dia por não ter dinheiro. E não ter acesso ao transporte significa não ter acesso à cidade: dependemos da condução para ir e voltar do trabalho, escolas, hospitais, visitar amigos, etc.

Cobrar pelo uso do transporte – que deveria ser público – e ainda aumentar esse preço é uma escolha política pela exclusão, que só beneficia os cofres dos empresários de ônibus. Quando se trata de mobilidade urbana, o poder público continua investindo a maior parte em grandes obras viárias que só beneficiam o carro e não resolvem o problema do trânsito. Enquanto isso, a passagem continua subindo, atendendo às exigências dos empresas que exploram esse serviço.

É possível barrar um aumento! Nos últimos anos, a população de várias cidades do Brasil saiu às ruas para protestar e conseguiu forçar suas prefeituras a abaixar o preço da passagem. Aconteceu em Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Teresina, Natal, Aracajú e Taboão da Serra. E Goiânia barrou a poucos dias! Se eles conseguiram lá, podemos conseguir aqui também! Só falta São Paulo.

SE A TARIFA NÃO BAIXAR, A CIDADE VAI PARAR!
TODO AUMENTO É UMA INJUSTIÇA! POR UMA VIDA SEM CATRACAS!

63 Replies to “4º Grande Ato Contra o Aumento”

  1. Este aumento de tarifa não é nada perto das ultimas medidas di governo.
    Aumento da gasolina, isto vai interferir na vida de todo mundo. Vai afetar toda a cadeia proutiva.
    Aumento do IOF sobre emprestimos e cheque especial. Vai limitar o poder de compra de todos os brasileiros de baixa renda e paralisar ainda mais o mercado nacional.
    Redução da correção da tabela do Imposto de renda. Vai arrancar mais dinheiro do trabalhador.
    O governo ao invés de reduzir seus gastos, principalmente com o cabide de emprego de seus militantes e fazer uma reforma fiscal séria, opta pelo mais fácil, enfiar a mão no bolso da população.
    Será que algum eleitor da Dilma, quando votou nela estava dizendo a ela: mantenha seus amiguinhos no governo, aumente a gasolina, cobre mais impostos???
    É contra isso que devemos nos mobilizar. Dizer ao governo fazer um política séria, reduzindo os custos e incentivando o crescimento do pais.

  2. amigos nos temos que lutar para o IPTU não ter esse aumento todo vocês sabe que a infração esta em 6,35% por Ano porque o prefeito quer 20%

  3. Bom dia
    Gostaria de externar meu apreço pelo movimento, e dizer que acredito que o povo pode sim mudar a sua propria historia. Entretanto a pouco li uma material entitulada: “PT participará de protesto na av. Paulista hoje, diz Rui Falcão” onde o presidente do PT quer enfiar o partido dele nas manifestações. Não tenho e não apoio partido nenhum, mas, aproveitar a situação para promover sua legenda, acho que é uma tremenda falta de respeito e bom senso – acho que já aproveitaram demais. Só reforço que o bordão “SEM PARTIDO”, entoado nos ultimos dias, continue se fazendo presente nas manifestações.
    obrigado,
    Cristiano

  4. O movimento deveria tomar uma nova forma. Poderia se tornar um fórum nacional popular e canalizar as demandas e anseios genuínos do povo, sem se tornar um partido. Canalizar as prioridades do povo e lutar para que sejam atendidas. Lutar contra a corrupção, cobrar a eficiência, planejamento e prazos para uma mudança radical, principalmente em educação, saúde e segurança. Cobrar dos partidos responsabilidades e punição aos políticos filiados à eles. Esse é um momento histórico e mostra a força real do povo unido.

  5. Como naquela musica,, vem vamos embora que esperar não e saber.
    O povo sofre, vamos por um basta nisso.

  6. Conseguimos fazer esses parasitas q estao no poder dessa cidade reduzir a passagem espero agora, vms nos unir para reenvindicar pra conseguirmos melhores condiçoes na educaçao,saude moradia etc…vms mudar esse País de muitos burgueses e corruptos q estao no poder e necessitam sair do poder urgente pq sao o cancer desse lindo País q e o Brasillllll,poder ao povo e isso q esperamos, parabens para todos do MLP ABS.

  7. apoio

    FALTA FAZER UM CONTRA A OAB,, QUE DEFENDE O FAMIGERADO EXAME DE ORDEM
    E FAZ LOBBY NESSE PAÍS ..

    APOIO…

  8. Agora que a população está lutando os governantes vão na televisão apoiar as manifestações, antes eramos vândalos, agora estão a favor de nós. Agora é possível estudar maneiras de abaixar o valor da passagem, antes não era… Agora é possível rever o repasse de subsídio para as empresas de transporte, antes não era.
    Ou seja, só brigando mesmo…

  9. Espero que esses protestos continuem. O povo precisa tomar gosto pelas manifestações onde a causa é comum à maioria. Identifico, nos protestos, através dos cartazes, a insatisfação com os desmandos no país, não só contra as tarifas de transporte. É isso que está me fascinando.

  10. Estava pensando em uma musica para ilustrar este momento,pensei no “Caminhando”pois nossos policiais demonstram a todo instantes que estão
    perdidos,mas acho que o momento e da musica “Aroeira”.
    Parabéns vamos evoluir mais um pouco.

  11. Força MPL
    Segunda estaremos juntos novamente.
    Por uma vida sem catracas !!

  12. Em qualquer cidade decente deste planeta os serviços de ônibus contam com:
    – Ônibus com câmbio automático (sem trancos) e ar condicionado;
    – Tabela de horários de chegada nos pontos;
    – Voz eletrônica indicando pontos de parada;
    – Tela LCD com sistema de acompanhamento por GPS;
    Por que sempre temos que achar que isso é luxo.
    Que no Brasil não tem cultura de qualidade.

  13. Seria muito interessante um protesto na estréia da seleção brasileira pela copa das confederação….

  14. Vamos Organizar outro Ato, estarei lá lutando sem falta.
    Valeu!!!

  15. SRS, NA ULTIMA MANIFESTAÇÃO OCORREU VÁRIOS ABUSOS E PROCEDIMENTOS INCORRETOS DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, DIANTE DISSO SUGIRO QUE CAPTUREM OS VIDEOS QUE CIRCULAM NA INTERNET ONDE NA MAIORIA CONSTAM NOMES DE POLICIAS OU SEUS ROSTOS E FAÇAM MUTIRÕES EM DELEGACIAS PARA EFETUAR BOLETIM DE OCORRÊNCIA. AS DELEGACIAS COM CERTEZA FICARÃO SOBRECARREGADAS E O ESTADO TERÁ QUE INVESTIGAR TODOS OS CASOS E TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS. VALE RESSALTAR QUE COM O B.O VOCÊS PODEM SOLICITAR AUXILIO PSICOLÓGICO E MORAL DO ESTADO, QUE É O RESPONSÁVEL PELAS AÇÕES DA POLICIA MILITAR. ACREDITO QUE O IMPACTO DE UM MUTIRÃO DE BOLETINS DE OCORRÊNCIA IRÁ CHAMAR A ATENÇÃO DOS ÓRGÃO FEDERAIS E DA IMPRENSA E ASSIM OS POLICIAS DESPREPARADOS OU DESQUALIFICADOS PODEM SOFRER PENAS ADMINISTRATIVAS OU ATÉ MESMO RESPONDER JUDICIALMENTE POR DELITOS.

  16. Olá,

    Repudio a violência contra os cidadoas do bem, no entanto sabemos que não existe revolução sem armas, mas que estamos vivendo em outros tempos. Companheiros não podemos ceder a intolerância do governo. Não desistam dessa luta.

    Força MPL

  17. Galera temos que nos mobilizar em relação aos milhares de reais gastos em estádios, enquanto segurança, saúde, educação está um lixo, vamos dar um basta agora é a hora.

  18. galera vamos levar 50 mil pessoas ta uma moblização doida aki o povo me ligando, redes sociais as galeras , faculdade, escola. ta tudi doida para participar, vamo para não.

  19. O que nos deparamos é com um movimento contra os direitos sociais basicos.
    Falta de conciencia de classe, a pura expressão da ideologia dominante incutindo na cabeça do dominado a ideologia dominate…calra em algumas reportangens em que alegam ocorrer uma guerra…em momento algum é debatido a violencia velada que nós sofremos no transporte publico, a repressão sofrida por todos manifestantes….a nova roupagem da Ditadura.
    Não vamos desistir.

  20. Bom dia precisamos de ajuda para abaixa a Tarifa de ônibus de Baruerí e Jandira tem como Vocês nos ajuda nessa luta?
    tem uma comunidade no face Baruerí da depressão eles tentaram uma vez mas não sei porque desistiram por favor nos ajude nessa luta

  21. Do you hear the people sing,
    Sing the song of angry men,
    This is a song of a people
    Who not will be slaves again.

    Avante!!!!! Às barricadas!!!!!

    Não só pela tarifa! Mas por justiça!
    Que o povo se una mais por lutar por seus direitos e justiça!

  22. Venho dizer com muita convicção que, vocês estão fazendo um maravilhoso trabalho com todas essas intervenções que estamos acompanhando presencialmente e também, pelas mídias que muitas vezes (a maioria) distorce o que esta acontecendo.
    O objetivo é claro e justo, falo isso pois sou usuário do transporte publico, e não existe resposta alguma para o que esses políticos desorganizados estão fazendo com este aumento abusivo.

    Minha atitude pode estar sendo pequena, mas creio que com todo esses esforços, vamos conseguir mudar essa cidade, esse Pais!

    Não desistam, continuem os protestos, e a comoção sera maior ainda!

  23. continuem manifestando, não parem e não cedam por um acordo qualquer!

  24. Apoiados!!!
    Estamos vivendo em uma ditadura disfarçada…querem mostrar um país que não existe…escondem o lixo em baixo do tapete para que o restante do mundo pense que estamos vivendo uma excelente fase!
    Os preços das passagens são abusivos, pois pagamos a conta de tanta corrupção…sempre nos assaltando!!

  25. Pela duplicação dos corredores de ônibus com tarifa zero!

    Nāo basta ter tarifa zero se o meio de transporte público.também não tiver prioridade zero!

    Chega de meias verdades, tarifa zero com via dupla! Fora carros, mais (muito mais) ônibus, com qualidade!

    Uso de valores de subsídio para condução para financiar transporte público digno!

    Duplicaçāo dos salários dos motoristas de ônibus! Cobradores transformados em Agentes de Facilitação provendo informaçōes, auditando qualidade e apoiando usuários com dificuldades.

    Passe Livre, um investimento indireto em Saúde e Segurança!

  26. Não parem, eles estão se enfraquecendo.

    5 grande ato ajá!

  27. Apoiadissimos, vamos mostrar que não estamos ´´dormindo´´ até reverter este valor!

  28. Notei que os governantes sempre tentam desmobilizar o movimeto taxando-o de violento e, portanto, ilegítimo, quando nem sempre isso é verdade. Em muitos casos, a desordem começa em virtude de ordens do próprio prefeito ou governador…. Acho que eles deveriam, então, abrir espaço para discutir as medidas que estão em pauta. Então, se alguém tiver acesso aos meios de comunicação, lancem o desafio. Peça que o chefe do Executivo agende um encontro com os manifestantes para debate, pacificamente.

  29. Hoje, a Polícia Militar provocou o confronto. A passeata seguia pacífica quando, entre a Praça Roosevelt e a Rua Maria Antonia, gambés do Choque vieram correndo por trás, pelo canto da calçada, disparando balas de borracha e ofendendo os manifestantes. Concentraram-se na encruzilhada da Consolação com a Maria Antonia e deflagraram o ataque, com bombas e disparos de borracha. Definitivamente, a provocação veio da PM. Pude observar que, na Rua Dr. Vila Nova, existe um prédio público guarnecido por policiais militares, que nada tinham a ver com o confronto. Ao verem passar alguns manifestantes em fuga, afetados pelo gás lacrimogêneo, faziam ofensas, inclusive às moças, com qualificativos de baixo calão. Na região da Consolação e Augusta, nunca vi tamanha violência. Que polícia mais medonha!

  30. Poderíamos nos reunir em célula, onde paralisaríamos partes da cidade, pressionando o governo.

  31. Parabens pela organização, espero que sejamos muitos mais a cada dia e que o prefeito repense a ideia de culpar politicos opositores e reconheça o mal que vem praticando contra o povo que o elegeu, ou não.

  32. Precisamos organizar uma em osasco, só existe 1 empresa de ônibus a passagem é 3,30, graças aos protestos do Passe Livre…Dia 17 vai ser 3,20….Mais ainda é muito para um cidade que não tem nem posto de saúde descente.

    Passe Livre Osasco R$ Passagem para 2,90 JÁ

    Parabéns

    Vamos a Luta

  33. Muito bem, a cada dia que passa aumenta mais os voluntários do protesto contra o aumento da tarifa, caso aconteça semana que vem, terá duas vezes mais, pois esse período é de fim semestre nas faculdades, portanto provas, agora semana que vem muitos já concluirão essas provas iram aderir ao protesto.

    Universitários protestando é muito bom de ver, somos jovem e não vamos deixar nosso filhos serem governados por esses políticos sanguinários e ladrões.

  34. pensei a mesma coisa que o edehigo, espero q não se vendam!!
    admiro muito vocês!!!

  35. Concordo plenamente com esse ato de protesto! Temos que ser objetivos e não recuar. Infelizmente o salário das pessoas que mais precisam do transporte público não acompanham a inflação. Basta de sermos sufocados por um transporte mediocre e governados por pessoas que nada mais procuram favorecimento politico e corruptos

  36. Protestar sim! Sempre! Porém, vamos tentar manter a calma e não usar a violência!
    Precisamos de mais movimentos como esse, vocês estão de parabéns! Aguante!

  37. Protesto justo, pra não dizer obrigatório… pena que oportunistas estejam manchando as manifestações com atos deploráveis de depredação. Vcs deveriam ir protestar em frente à Câmara ou à Prefeitura, assim pelo menos a depredação iria atingir quem merece (os políticos).

  38. VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VEM, VEM, VEM PRA RUA VEM CONTRA O AUMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. Por favor, fica uma ideia aos lideres ou a nos mesmo, se possível levar um megafone para guiar a multidão e tentar isolar essas cenas de vandalismo que tem acontecido, não a opressão da policia e não a baderna e vandalismo, estamos encorajando pessoas, mas não vamos conseguir vender peixe com esta imagem de gangster, e parabéns a todos os jovens empenhados, vou ter orgulho de falar para os meus netos que em tempos ruins houve uma geração que foi as ruas “lutar” pelos seus direitos.

    “Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer”

  40. Acompanho o movimento do MPL e hoje não será diferente.

    Sou um trabalhador comum que está cansado de pagar um absurdo de passagem e não ter o minimo de qualidade que justifique esses aumentos.

    Sou da época do passe… R$ 80,00… quando sobrava compra churros na porta da escola. Cresci pegando ônibus lotado, trem e metro. Hoje continuo usando transporte publico por que com as contas não da nem para se alimentar direito no fim do mês, imagine comprar um veiculo próprio?

    CHEGA…BASTA… CHEGOU A HORA DA POPULAÇÃO REIVINDICAR SEUS DIREITOS…

    CHEGOU A HORA DO POVO MOSTRA A SUA CARA E MUDAR ESSE BRASIL!

  41. Com organização, deem o melhor de voces nesse manifesto!
    Façam com que as suas atitudes influenciem positivamente a sociedade!
    Pra cima!

  42. Não adianta briga só por 20 centavos, temos que briga por ônibus melhores, temos que briga para que estudantes desempregados não tenham que paga passagem, esse PT, só que mais e mais de nos, olha um pouco para o povo nada, ônibus pior que uma lata de sardinha ate um cachorro tem mais dignidade do que um trabalhador que acorda as 5 para pega um onibus lotado, e paga essa facada, daqui a pouco vai ta 100 reiais para anda em sp não da mais.

  43. Total apoio à manifestação. Hoje sem CPTM em São Paulo, o ato terá maior efeito no trânsito e consequentemente na mídia. Sugiro aproveitarmos essa atitude para manifestar contra a corrupção, o verdadeiro mal que assola este país.

  44. Se a população seguir o exemplo deste movimento e não se calar contra o caos do transporte, educação e segurança o país melhora! Alienados que não apoiam o protesto publico fiquem sabendo que TODOS os países desenvolvidos passaram por manifestações populares semelhantes a esta, trabalho na região na região da paulista sou e afetado, mais e daí é para o nosso próprio bem.

  45. Só com muita luta é que conseguimos nossas coisas,porém respeitando o outro e as coisas dos outros.

  46. Na época da ditadura brasileira quem protestava contra, era chamado de terrorista e comunista, hoje em dia quem protesta é chamado de vândalo e maconheiro. Ter que pagar R$ 3,20 pela passagem é ridículo e uma ofensa a sociedade, às 17:00 estarei na manifestação.

  47. Eu proponho um projeto de Lei obrigando todo político de trabalhar somente de transporte público.

    Aí sim nós a melhoria da qualidade do transporte ocorreria por um milagre!!

  48. Existem rumores que a policia civil esta trabalhando para infiltrar agentes, acabando assim com os lideres do movimento. Querem acabar com as manifestações de dentro para fora.
    Muito cuidado, principalmente os de maior peito, os de voz mais alta, pois são os principais alvos a sofrem “acidentes” que serão ignorados.
    O governo já esta aflito e optando por medidas drásticas para calar seu povo.
    Mostremos que acordamos, que lutaremos pelos nossos direitos, não vamos nos vender.

    Por um governo justo e digno de respeito.

  49. Isso mesmo, nunca participei de nenhum tipo de protesto, mas acho que esta na hora de começar pois é injusto pagar esse preço.

    se contar meu gasto com transporte para o trabalho e para a facul, chego a gasstar R$ 20,00 por dia sendo que meu salário é de apenas R$ 800.

    protestar por um transporte de qualidade e de preço justo é o mesmo que protestar pela saude publica e pelo meio ambiente, pois assim menas pessoas andam com seus veiculos, o nível de CO2 diminue, a agreção contra o meio ambiente diminue, melhorando a qualidade de vida, somente pessoas estupidas podem achar que tal movimento é prejudicial para a cidade.

  50. Vamooo, isso nao pode continuar, ladronagem desenfreada, prefeito em Paris comendo caviar e champagne, chega!

  51. Combinado!!!

    Precisamos nos mover, para não sermos feitos de marionetes!

  52. Vamos ao levante!!! Hoje vai ser maior com responsabilidade vamos conseguir o objetivo que é reverter esse almento! Não é por causa de 0,20 e sim pela dignidade, hoje foi aprovado o orçamento de 350.000,00 para cafezinho do deputados, e para nós tarifa cara é amais cara do páis!!!

    Orgulho de você!

  53. espero que vcs organizadores dos protesto não se vendam neste tempo em que foi feito um acordo de 45 dias, minha memoria não muito distante ja viu isto, quando o governo fez um acordo com facção criminosa nos ataques que estavam ocorrendo naquela época,

  54. E não queremos somente onibus gratuito,queremos qualidade,onibus decentes com ar-codicionado pos é disumano está em um ambiente que a temperatura chega a 40graus,então vamos a luta se derubamos a ditadura o que vai ser um tarifa

  55. Enquanto isso presos tem direito a saidinha para dia dos namorados e cptm em greve..
    Por mais movimentos como esse!

Deixe uma resposta