25/06: Atos na zona sul conquistam reivindicações

Na última terça-feira (25/06), cerca de 800 pessoas participaram da marcha que saiu de dois pontos da zona sul: estação Capão Redondo e largo do Campo Limpo. Após marchar pela avenida Carlos Caldeira Filho, os manifestantes por 40 minutos pararam a ponte João Dias. O ato foi organizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), pela Frente de Comunidades “Periferia Ativa” e pela Resistência Urbana, contou com o apoio do MPL São Paulo e embalada pelo ritmo de luta da Fanfarra do MAL.

Vídeo da manifestação (por Passa Palavra):

poderpopular

Após o ato, lideranças do MTST realizaram uma reunião com o Governador Alckmin e arrancaram parte de suas reivindicações. Na área do transporte, uma promessa importante: ampliação da Linha 5 Lilás até o Jd. Ângela – demanda histórica da população do M’Boi Mirim. Desde o início de 2013, a Prefeitura de São Paulo vinha buscando apoiar a construção dessa estação integrada ao Novo Terminal Jd. Ângela, mas o projeto não avançara devido à entraves impostos pelo Governo do Estado. Agora, há perspectiva de avanços, mas não nos iludimos com promessas! Sabemos que, para os projetos saírem do papel, será necessária muita luta!

Segue a nota do MTST sobre o resultado da reunião:

NOTA DO MTST SOBRE REUNIÃO COM GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

Ontem, 25/6, o MTST, Periferia Ativa e Resistência Urbana foram recebidos no palácio dos bandeirantes pelo governador Geraldo Alckmin, após mobilizações em vários pontos da cidade.

Apresentamos nossa pauta, centrada nas principais reivindicações dos trabalhadores da periferia, como moradia, transporte, saúde e combate à violência policial.
Por conta das seguidas mobilizações nas periferias de São Paulo, conseguimos arrancar do governo algumas das reivindicações. Já estão encaminhados:

– aumento do auxílio aluguel de R$ 300 para R$ 400;
– aumento do aporte do governo estadual para o programa Minha Casa Minha Vida;
– esforço imediato para desburocratizar projetos de construção de moradias através do CDHU;
– prioridade total na ampliação da linha 5 do metrô, que leva o metrô até o Jd. Angela, na zona sul de São Paulo.

Outras reivindicações foram acertadas, mas ainda dependem de acertos técnicos ou políticos. São elas:

– ampliação do funcionamento do metrô e trem em 1 hora;
– ampliação do funcionamento do transporte metropolitano (ônibus intermunicipal EMTU) para 24hs;
– caracterização do extermínio policial contra civis como crime hediondo.
Reforçamos que a recepção do governador só foi possível pelo processo intenso de mobilizações que ajudamos a promover.

A reunião foi importante, mas ainda esperamos o atendimento das reivindicações. Não iremos recuar! A luta não acabou, pois a periferia nunca dorme!

Criar Poder popular!!

7 Replies to “25/06: Atos na zona sul conquistam reivindicações”

  1. Seu Carlos Alberto, filho do continuismo e do conformiso nacional, abomino veementemente este teu comentário medíocre sobre as manifestações dos últimos dias. As quais despertaram democraticamente na população politizada do Brasil, um forte anseio de lutar por mudanças significativas no campo da política. Fato este, não compreendido pelos analfabetos políticos do seu tipo.
    Quando você disse “Bando de burgueses, filhinhos de papai que nunca passaram dificuldade na vida”, você fala como um desinformado, uma vez que o “movimento Passo Livre” engloba todas as camadas sociais, numa só luta polo fim da exploração e do descaso para com os passageiros do transporte público. Sem falar do combate à corrupção que tanto assola os cofres públicos em detrimento dos mais pobres deste país.
    Você pelo que se pode ver, paresse ser um petista fundamentalista. Portanto, assim sendo, pesso que leia e reflita com atenção o meu primeiro comentário sobre a história do PT, para que você possa de fato ficar sabendo mais sobre este teu abominavel partido.

  2. O Filho do Estupro Social
    O nascimento da prole impensada, a ascensão dos oportunistas ao poder e a encubação do mal, são fatores que condicionaram o surgimento do Partido dos Trabalhadores o PT, no cenário político brasileiro.
    Lá pelos idos de 1980, nasce-se em São Bernardo dos Campos no Estado de São Paulo, o ilusório PT. O qual como poucos sabem, é fruto de uma gravidez indesejada decorrente de um estupro sofrido pela sociedade brasileira por parte do Regime Militar que dominava as hostes do poder público naquela ocasião.
    Portanto, depois de várias tentativas frustradas, este filho da violência sexual, se tornou mais argucioso e superou os preconceitos alimentados pelos parentes daquele que o gerou. A ponto de conseguir ocupar o status do seu velho e voluptuoso pai e se vestir da mesma roupagem que ele. Somente para agradar aqueles que no passado foram seus algozes, para deles receberem o apoio necessário à garantia da sua ascensão ao trono que herdara do seu impudico genitor.
    Ao se estrear na seara da política nacional, ele tomou para si como símbolo, a cor escarlate, a qual nada mais nada menos simboliza a barbárie do coito sofrida pela sua mão, que na época apesar de não ser mais virgem, sangrou muito quando foi violentada sexualmente pelo até então, famigerado Velho de Índole Lasciva (O Regime Militar). Situação esta que se tornou mais complicada ainda no parto ocorrido nove meses depois da hostil cópula, pois ela (a sociedade brasileira), logo depois do nascimento deste alvitre indesejado, foi acometida por uma eclampsia indo assim, parar numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde se encontra até hoje num estado vegetativo, isto é, irreversível.
    Daí, a razão destas flâmulas vermelhas que brandem nos municípios mais atrasados do Brasil, sinalizando de tal maneira, que a vergonha social tem nos lugares mais insulados e subdesenvolvidos do país, o seu espaço. Uma vez que os habitantes destes reles lugarejos, na sua maioria, são muito pobres, tanto no que se referem as suas condições financeiras como intelectuais. Pois, não se dispõem dos bens culturais indispensáveis ao desenvolvimento político de um povo. Como, por exemplo, teatros, grêmios estudantis, grupos jovens e outros mais. Com os quais possam proporcioná-los às condições necessárias para a sua formação cidadã, munindo-os de um senso crítico evolvido para que acertadamente consigam fazer as suas apreciações eleitorais independentes da influência de políticos marqueteiros.
    Ainda sobre a miséria em que vivem os pequenos municípios do interior do país, é lamentável a dependência que as famílias têm dos programas sociais, de cunho paternalista, implementados por esta corja púrpura, a qual dopa a consciência desta gentalha, impossibilitando-a de perceber e compreender a gravidade dos reais problemas que prevalecem em todos os setores públicos do país. Entre os quais merece destaque o afamado escândalo de corrupção esquematizada, conhecido como “Mensalão”, o qual envolveu uma leva de políticos pervertidos numa série de crimes, tais como: peculato, formação de quadrilha, entre outros.
    Porém, parece que tudo isso acabou ficando no esquecimento, talvez porque a Central Única dos Trabalhadores (CUT) tenha se cochilou de tanto sugar o leite das tetas do Palácio do Planalto ou das prefeituras governadas pelo filho do esperma expelido pelo orgasmo proveniente da sádica ejaculação do Regime Militar nas doridas entranhas da enferma sociedade brasileira há 33 anos.
    Com base em todos estes argumentos acima mencionados, entende-se, que o Partido dos Trabalhadores, o PT, diferentemente, do que pensam alguns bestializados, não é esta coca-cola toda e, muito menos, o salvador da pátria, como vem sendo mostrado pelas falsas propagandas do marketing eleitoreiro, as quais descaradamente são pagas com o erário público para anunciarem balelas deslavadas.

  3. KKKKKKKKKKKKKKKKK bando de otários!! Começaram com as manifestações e a Veja colocou um neonazista como líder. Bem feito pra voces, Bando de sacripantas vendidos à direita fascista. Se tivessem dignidade estariam organizando um movimento em frente a editora Abril e Globo prá mudar o rumo disso tudo. Mais tudo mundo já percebeu que foram comprados por esse gente. Não duvido que voces apareçam no próximo programa do PPS, PSDB ou do DEM. Que ódio que sinto de voces. Imagina que todo o projeto de governo que foi pensado para a camada menos desfavorecida passe para as mãos de Aécio ou Marina com todo pensamento moralista e ligado aos evangélicos, o que vai acontecer com esse país!!!! Voces foram os maiores irresponsáveis que já vi na vida. Bando de burgueses, filhinhos de papai que nunca passaram dificuldade na vida. Vão se fuderrrrrr nojetos, asquerosos.

  4. Os empresários do setor de serviços de vigilância e segurança privada, bem relacionados com políticos e governantes, estão faturando anualmente milhões.

    E com o Estatuto da Segurança Privada, pretendem obter monopólio dominial e garantir o aumento anual do faturamento, principalmente com a Segurança de Grandes Eventos “Copa das Confederações”.

    Entre as empresas que prestam serviços, estão repartições públicas estaduais, municipais e federais.

    Se vocês estão pensando que o dinheiro público, paga a segurança pública e os empresários do setor de serviços de vigilância e segurança privada, acertaram.

    Exemplificando, os guardas municipais são pagos para realizar a segurança dos bens patrimoniais do município (creches, parques, hospitais, escolas e as repartições municipais de um modo geral), mas, os que vemos, não raramente, são os vigilantes empregados das empresas do setor de serviços de segurança privada.

    O sistema de transporte público operador por companhias estatais (Metrô e CPTM do Governo do Estado de São Paulo) e empresas privadas, além do faturamento anual de quantias expressivas, o preço é caro e mantém a política de transporte de massa e para os que viajam em pé sujeito a queda ou sentados o valor é o mesmo.

    Da maneira como é feito a aplicação e a falta de fiscalização dos recursos públicos, a saúde (particular oferece pronto atendimento e mais recursos de acordo com o plano vip), educação (particular = dedicação e qualidade) e a segurança (privada = pessoal e patrimonial, vigilância eletrônica…), ou seja, ficam cada vez mais acessíveis aos ricos (os que podem pagar).

    Jogada rápida: Milhões de recursos públicos são desviados; os processos judiciais pelas fases recursais se arrastam por muitos anos; ocorrem perdões (anistias) de dívidas dos Estados e dos Municípios e os repasses de verbas federais para estes (passando a impressão de que o crime de desvio de milhões compensa); existem os royalties do petróleo daqui a pouco o do pré-sal, a arrecadação dos jogos da loteria federal; salvo equívoco, repasse de recursos públicos brasileiros ou ajuda a outros países; os parlamentares contam com imunidade (foro privilegiado), sistema de aposentadoria especial, subsídios remunerativos especiais, auxílios, transporte aéreo, carro oficial de representação, serviços de segurança por parte de agentes de segurança do Poder Legislativo.

    Lado perverso: Se um(a) brasileiro(a) roubar alimento num supermercado para matar a fome vai parar na cadeia; deixar de pagar dívida(s) começa ser penalizado com o corte do fornecimento de água e luz elétrica, o envio do nome para o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito; Dependendo do tipo de dívida pode perder bens (penhora judicial) e até ir para cadeia; Quem fica com as contribuições do INSS e do FGTS daqueles que morrem e sem herdeiros?; Se o empregado sofrer acidente ou adquirir doença decorrente do trabalho perde o valor perante o empregador (passa ser considerado prejuízo), vai por alguns dias ou meses para caixa do INSS e muitas das vezes pelo médico perito do INSS avaliado apto para o trabalho e nesse impasse é demitido; o empregado depois de anos de trabalho procura o INSS para aposentadoria, e aí é outra tortura – a burocracia – que mais parece dificultar o direito; E quando o empregador deixa de recolher o INSS e o FGTS o mais penalizado é o empregado.

    Cada partido político tem fundadores e presidentes nacional (que mais parece empresa e donatários), o mandato pertence ao partido e o político membro (servidor público eletivo: vereador, deputado ou senador) que não cumpre as diretrizes é afastado.

    O desvio de dinheiro dos cofres públicos por quadrilhas especializadas gera a impotência do poder público, a falta de oportunidade e a pobreza/miséria, atrai pessoas para o lado cruel (as drogas, a condição deplorável e subumana e a violência).

    PRECISAMOS JUNTOS MUDAR ESTE ESTADO DE COISAS INJUSTAS

  5. olha odiei esses movimento e desordem pelo meu querido Pais,tudo essa baderna por apenas 10 centavo,e voces já se contentarao com isso?
    bom agora vou te falar oque realmente merece protesto e movimento —->URGENTE Esse e o maior Problema do Brasil——->salario mínimo? 678,00 reais ,homens caregando saco de 60 kilos? na cabeça dia todo, enquanto isso + mil homens? safados em Brasilia ganhando no mnm 24,00 mil a 100,oo mil reais em 20 dias de trabalho sentados,+ carros + moradia + alimentaçao, tudo pago pelos brasileiros —-> isso e injusto kkkkkkk –ISSO SIm Merece uma Big manifestação ———–>ACORDA BRASIL

    olha tenha agui algo que ralmente todos os brasileiros deveriam fazer Protesto e  Movimento,—>URGENTE JA Passou do tempo de ser Mudado ,Jamais o Brasil mudara em alguma coisa se não ouver mudança nesta parte em Brasilias .Como uma população pode ser representado por homem ladrões mentirosos ,gananciosos, ignorantes fazendo briga ao vivo na frente de redes de televisao e dos juízes ao qual estão ali no momento ^^ sem comenarios +Brasil so afunda perante isso

  6. Pessoal, boa noite.

    Parabéns. Sou favorável a este movimento. A minha sugestão seria diminuir
    os salários dos políticos e toda verba (mordomia) em 80% para que possa ser usando também na educação, saúde, segurança etc.

  7. Caros MPL:

    PARABÉNS PELAS AÇÕES TÃO IMPORTANTES QUE VOCÊS VÊM FAZENDO. O BRASIL DESPERTOU.

    CHAMO A ATENÇÃO PARA O SEGUINTE: NA BUSCA DE COMBATER A CORRUPÇÃO (POLÍTICOS E SEUS CAPANGAS NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS), É PRECISO EXIGIR TRAMITAÇÃO RÁPIDA DOS PROCESSO CONTRA ESSES CORRUPTOS.
    JOAQUIM BARBOSA NESTES DIAS DEIXOU ISSO CLARO: OS JUÍZES DEIXAM EM SUAS GAVETAS ESSES PROCESSOS DE CORRUPTOS ATÉ PERDEREM O PRAZO DE VALIDADE. TUDO INDICA QUE GANHAM MUITO DINHEIRO COM ISSO. NADA SE FAZ DE GRAÇA. AFINAL É DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS QUE OS CORRUPTOS MOVIMENTAM. AS ETAPAS DE TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DEVE SER MUITO CURTA E POLICIADA.
    ESSES JUÍZES SÃO CO-AUTORES DE TODA ESSA CORRUPÇÃO QUE ENGAVETOU 120.000 PROCESSOS CONTRA ESSES CORRUPTOS. É O CASO DA ROSIMERI NORONHA DO LULA, NO ESCRITÓRIO DO PRESIDENTE EM S. PAULO. ELA CONTINUAVA ATUANDO PARA O LULA MESMO COM A DILMA SENDO PRESIDENTE. TUDO PARADO NAS GAVETAS. O MINISTRO GILBERTO CARVALHO FEZ UM DOCUMENTO DESAUTORIZANDO DILMA DE APRESENTAR A ACUSAÇÃO CONTRA ESSA ROSIMERI. CLARO: GILBERTO CARVALHO OBEDECE INSTRUÇÕES DE LULA. POR SINAL OS MINISTROS DA DILMA FORAM COLOCADOS POR LULA E SARNEY E A ELES PRESTAM DEVOÇÃO. TUDO LEVA A CRER QUE É ASSIM.
    A PROPOSTA DA LEI CORRUPÇÃO-CRIME HEDIONDO NÃO FALA DOS PRAZOS DE TRAMITAÇÃO.
    O HADDAD ESTÁ FAZENDO DE TUDO PARA ANULAR A FORÇA DOS MANIFESTANTES, MESMO FAZENDO REUNIÃO COM OS MANIFESTANTES. NO FUNDO ELE QUER ESVAZIAR O ÍMPETO DOS MANIFESTANTES. HADDAD É COBRA MANDADA DE LULA. TUDO ENROLAÇÃO.
    BOA SORTE.

Deixe uma resposta