Ato “Da Copa eu abro mão: quero dinheiro pra saúde, transporte, moradia e educação”

Na próxima quarta-feira (03/07), organizações sindicais, estudantis, populares e políticas convocam uma manifestação para percorrer a avenida Paulista desde a praça Oswaldo Cruz a partir das 17h. O recado é claro: o povo precisa de sistemas de saúde, educação e transporte público gratuitos e de qualidade, precisa ter direito à moradia, e da Copa do Mundo pode até abrir mão. E não aceitaremos nenhum passo a mais na crescente repressão aos movimentos sociais e à política de extermínio da população pobre nas periferias! Por isso, nossa marcha exige também a desmilitarização das polícias!

O Movimento Passe Livre estará junto dessa mobilização por entender que a luta por transporte não se trava separada da luta pelos demais direitos e serviços públicos. Exigimos transporte com TARIFA ZERO e fora da iniciativa privada!

Segue o panfleto do ato:

panfletoAtodia03

16 Replies to “Ato “Da Copa eu abro mão: quero dinheiro pra saúde, transporte, moradia e educação””

  1. Unico beneficio economico real dos eventos copa e olimpiÁdas será um substancial almento no valor das propinas e a engorda das contas nas ilhas paraisos fiscais.

    Deve ter politico com caimbras na barriga de tanto ri e dar cambalhotas, posso ate ver as senas pelos gabinetes de brasilia, cidades sedes, etc.

    Vai seu uma festa,,, e nós iremos pagar essa conta, isto e, se der pra pagar, pq outro dia ouvi um economista dizer que o Canada ainda esta pagando a conta da olimpiada de montreal, e os recibos dos gastos da china com a copa, estao em orbita dentro de um cofre em um satelite, fora do alcance de qualquer mortal.

    Bom, vamos esperar pra ver.

  2. quais as possibilidade de um plebiscito para a reforma politica, para não deixar os deputados defender os direitos dele e sim da população brasileira.

  3. Sobre violência, por exemplo a manifestação do dia 17/06 liderada por vcs e que tinha milhares de pessoas, por todo o trajeto de horas pelas marginais, e outros locais, pela marginal Pinheiros, passando pelo Joquei, sem nenhuma violência da polícia, por que qdo vcs chegaram em frente do portão do Palácio dos Bandeiras, sem receber nenhuma violência, vcs partiram para a violência, quebraram o portão e tentaram invadir a força ? Ficaram lá gritando ofensas e pondo fogo ?
    Quem foi violento, vcs ou a polícia?

  4. Infelizmente,toda essa energia q vcs tem é gasta com coisas fora da realidade, por exemplo, vcs defendem “o povo precisa de sistemas de saúde, educação e transporte público gratuitos e de qualidade, precisa ter direito à moradia, e da Copa do Mundo pode até abrir mão”.
    Vcs não deveriam falar em nome do povo, o povo pensa diferente de vcs, por que vcs não abrem uma enquete no site para saber se a torcida do Corinthians não quer a construção do estádio Itaquerão e o jogo inicial da Copa lá?
    Vcs querem saúde, educação, transporte, moradia… gratis! De onde vcs acham q vem tudo isso, cai do céu, vivemos no paiaíso? Eu sou povo, nasci pobre, passei fome qdo criança, comecei a trabalhar com 13 anos, sai de casa com 15 anos, fui cuidar da minha vida, e cuidei,trabalhei anos ganhando SM, mas,sou “burguês” classe média hj… sem nunca precisar de nada gratis, pq sei q isso não existe, nada q tenha um custo/trabalho para ser feito pode ser gratis, coisa óbvia isso. Vcs querem moradia gratis… e quem vai dar gratis para vcs os tijolos, o cimento, as telhas, a areia, os pedreiros ?
    Isso me parece loucura…
    Ahh talves vcs queiram q os “exploradores burgueses” paguem isso tudo para vcs, pobres proletários miseráveis… até qdo vcs acham q eles vão pagar?
    Vai chegar uma hora q eles vão esgotar,50 nações no século XX implantaram essa idéia, todas faliram, e qq outra nação q quiser dar tudo de graça para o povo vai falir, pq existe uma lei universal, não se consegue nada sem esforço próprio.
    Mas eu sei q vcs ignoram essa lei, não só a ignoram como a despresam, então, somente a dura realidade da vida ira esfregar nas suas caras essa verdade. Infelizmente, como já aconteceu em muitos locais no século passado, antes disso vcs vão matar milhões para tornar verdade essa utopia, pq vcs, igual Marx, igual Lenin, igual Stalin, igual Castro, igual Mao, são violentos, os acontecimentos de Junho passado mostraram essa violência, por exemplo na ALERJ e na PM de SP, onde a polícia não teve participação alguma, apenas vcs usaram extrema violência.

  5. O futebol no Brasil é PRIVADO. A Copa Não é realizado pelo Governo e sim por entidades privadas como a Fifa. A maioria dos estádios são financiados pelo governo, ou seja, o dinheiro deve voltar aos cofres publicos, com juros. Financiamento não é contemplado no Orçamento, a não ser estádios públicos. Melhor pegar uma verba que está contemplado no orçamento, como a da Publicidade oficial que paga a Globo, por exemplo, e utilizar na Área de Transporte, Educação e Saúde, já que aquela verba não rende benefícios nem para a população, nem para o Governo: a população só recebe notícias manipuladas a bel prazer para contemplar interesses dos donos da imprensa, e o governo só recebe críticas sem divulgação das realizações positivas que sabidamente ocorrem. Pior, esse dinheiro é dos contribuintes…QUEREMOS O DINHEIRO DA PROPAGANDA nos TRANSPORTES,EDUCAÇÃO E SAÚDE. JÁ.

  6. Continuem assim e coloquem a DIREITA no poder, vcs. ainda não experimentaram, eu sim, várias vezes. Lutei tanto contra os militares, a favor das diretas Já e hoje, estou pasma, e muito triste vendo um monte de gente pedindo de tudo nas ruas, atrapalhando a vida das outras pessoas e sendo usados pela direita para desestabilizar um governo legítimo, eleito pelo povo. Isso mesmo, continuem assim e daqui a pouco vcs vão lutar pela sua vida…..Se querem reivindicar, criem uma pauta legítima e possível e vai conversar com quem de direito. Vcs não sabem nem quem governa o que…
    Espero que meu e-mail seja publicado e se vcs quiserem conversar comigo estou a disposição. Luta aqui no Brasil, hahahaha

  7. Estou apoiando, mudança no código penal, queremos todas as suas com esgoto saneamento básico,juros mais baixo, conta de água mais barata, escolas com professores bem pagos, mais escolas técnicas. Eu ouvi em uma reportagem que o nosso governador iria gastar milhões em novos presídios,por que governador vc não constroem mais faculdades, mais infelizmente vc nos vê como umas pessoas que só estamos aqui para trabalhar e pagar os salários para sustentar marginais. Os nossos governantes coloca um salário mínimo 678,00 e para sustentar a cadeia é um valor de 1500,00 por dia de cada um. Vergonha. Queremos as empresa terceirizadas fora, não aguentamos mais ser exploradas,ser sacrificados,sermos feitos de idiotas,sermos humilhadas, sem direito essas empresas não respeita as leis trabalhista, entraram no Brasil e fazem o que bem querem e ninguém nos defende, só sabem fazer pressão,a nossa assistência médicas um atendimento de descaso, essas empresa que não de dar um café para nos agradar,copo de água de má qualidade, papel higiênico de péssima qualidade,cadeira de má qualidade,qdo chegamos no setor sempre estão sujos cheio de pó. Fazem economia até na limpeza.salários baixos e dizem que eacravidão acabouuuu.queremos uma todos de telemarketing unidos para revindicarmos.Só quero um Brasil melhor

  8. Caro “Kbça”,
    desculpe, mas você é um típico brasileiro acomodado.
    O dinheiro já foi gasto sim! E agora é a hora de manifestar. Todos os olhos mundiais estão voltados para nós. E você acredita mesmo que o retorno financeiro da copa do mundo em termos de turismo no nosso país é comparável ao que esses políticos corruptos desviam dos cofres públicos? Pois já te adianto, não é! Você é explorado enquanto grita gol. Futebol é tratado pela mídia de forma semelhante aos gladiadores de antigamente. Um esporte alienador de grandes massas. Agora é a hora! Acorda BRASIL!

  9. Brasileiros Revolucionários!

    Parem e PENSEM!
    O dinheiro JÁ FOI gasto! A copa do mundo é um evento muito importante e a FIFA não tem nada a ver com a roubalheira de nossos políticos!

    Há 6 anos atrás, quando começaram a construir os estádios era quando deveríamos fazer alguma manifestação! E não vi ninguém indo as ruas, mas o dinheiro foi rolando.
    Agora já era! O dinheiro já foi gasto com os estádios.

    Apoio essa manifestação, pois somos há muito tempo roubados com impostos incompatíveis com os benefícios que são retornados ao nosso povo.

    Deixo aqui meu abraço e apoio.

  10. Quero expressar minha soLidaridade com os camineirios brasiLeiros que estao sendo criminaLizados peLo governo petista e tucano e acho que movimento passe Livre deve entrar nessa Luta dos irmaos camioneiros

  11. Quero.expressar.meu.apoio ao movimento passe Livre e dizer que deveriamos fazer uma manifestacao em brasiLia exigindo a imediata renucia do sr renan caLheiros fica a sugestao

  12. Este email é do meu trabalho, e tenho permissão para usá-lo.Marilza a meu ver você esta enganada. O gasto com a Copa do Mundo de Futebol, não vai se pagar nunca. Não trará nenhum beneficio a população brasileira.
    Serão novos empregos, mas por pouco tempo.È muito mais importante para todos nós que todo este dinheiro seja usado para garantir segurança, para andarmos nas ruas sem medo, que sejam construidos mais Hospitais Publicos, Mais investimento no salário dos professores, que farão escolas melhores e mais escolas com qualidade de ensino. O Brasil não tem a condição de ter aqui uma Copa do Mundo. Só tem servido para aumentar a corrupção, vejam como os valores das obras sobem e nós nunca iremos ver a volta deste dinheiro em beneficios para o povo. O Brasil pode ser o País do futebol mas não é o pais para gastar o dinheiro do povo com o futebol.Chega o que ganham os jogadores, nada contra, mas não fazer aqui Copas e Olimpiadas. A FIFA que caia fora, não vêm que não tem segurança nem para a população?

  13. ESTÁ FALTANDO COLOCAR EM PAUTA O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO QUE ROUBOU DOS APOSENTADOS MAIS DE 40 % DO SEU SALARIO,A LUTA TEM QUE SER POR SAÚDE
    EDUCAÇÃO,SEGURANÇA E APOSENTADORIA DIGNA,SÓ ASSIM TEREMOS UM BRASIL PARA TODOS.

  14. Mas foi o governo q deixou a FIFA deitar e rolar, por isso é ele q devemos pressionar e a FIFA é uma instituição internacional q está interferindo e indo na contramão de nossa carta magna devido ao afrouxamento do governo qto às suas exigências, de modo q fica claro q mtas empresas privadas e mtos políticos ou amigos/patrocinadores destes
    estão levando vantagem. Estamos gastando mais do vamos arrecadar e quem terá lucro na verdade será a FIFA e seus aliados. Não me engana esta coisa de dizer q ela gerará recursos, pois eqto uns ganham, a maioria perde. Perderá pq haverá isenção fiscal e há gastos exorbitantes e q estão deixando de ir p onde deveria, q é a saúde, a educação, a segurança pública, o transporte, as rodovias, os portos, aeroportos, etc…A FIFA n gasta nd aqui, n coloca um vintém, mas levará 4 bilhões. Qual retorno teremos no Amazonas? N vou citar nem outros estados. E o q dizer do gasto c o Maracanã e Mané Garrincha dentro outros? A propósito, como o próprio Dep Romário afirmou, já foi solicitado um % do lucro da FIFA p causas nobres e nem isso eles afirmaram concordar. Como cobrar da FIFA? E a infra estrutura q seria o legado? Sobrou algum vintém? E pq n a fizeram? Pq agora é q desejarão acelerar e abrir mão de licitações p cumprimento das metas, encarecendo as obras c clara motivação de desvio. Licitações estas q pelo sistema atual é só formalidade, pois quem ganha são as patrocinadoras de campanhas eleitorais. Veja quais são as empreiteiras e qto cada uma doou p as campanhas. São as maiores patrocinadoras de campanhas…

  15. companheiros, companheiras,
    A luta de voces é legitima, principalmente na defesa do serviço publico de qualidade. A unica coisa é que todo brasileiro(a) adora o futebol e a copa é um grande evento esportivo. O que voces condenam é o abuso das exigências da FIFA! Eu penso que vocês deveriam exigir da FIFA, dos times de footebol, proprietarios dos estadios que é que os recursos publicos alocados pelos estados sejam devolvido para ser reinvestido nas 3 prioridades definidas por voces. E que um percentual sobre os bilhetes vendidos seja destinado à formaçao profissional dos jovens carentes que moram periferia de Sao Paulo.
    Nao vamos esquecer que a copa vai gerar beneficios economicos para o Brasil, em periodo de crise mundial qualquer entrada de capitais é benefico para o Brasil. Voces estao mostrando que nem so de futebol vive o Brasil, temos também prioridades urgentes para sanar a divida social deixada pelos que gouvernaram o Brasil antes do Lula!
    Mostrem que nem todos os jovens brasileiros tem uma bola na cabeça. Os jovens tem cabeça pra pensar e protestar contra o que nao funciona no Brasil! Voces estao fazendo a verdadeira politica que é a politica da cidadania!

Deixe uma resposta