Ato em prol da Favela do Moinho

Em assembleia realizada no último domingo, moradores da Favela do Moinho decidiram organizar uma manifestação para cobrar da Poder Público a regularização fundiária e urbanização da comunidade. Essas pautas, que foram promessas da atual gestão durante a campanha eleitoral, parecem agora ter saído da agenda da Prefeitura, que agora já fala em “erradicar a favela”.

Localizada em uma região central da cidade, altamente visada pela especulação imobiliária, a Favela do Moinho sofreu dois incêndios em 2011 e 2012, que destruíram os lares de mais de 480 famílias. Nesse período, a Prefeitura implodiu um edifício da comunidade e construiu um muro de isolamento – o “muro da vergonha”. Sabemos que não se trata de um caso isolado, e sim de um problema sistemático: entre 2005 e 2012, mais de 800 incêndios atingiram favelas em São Paulo. Nesse cenário, a comunidade do Moinho é um símbolo de luta e resistência na cidade.

Dia 05/07/2013, sexta-feira, nos concentraremos na entrada da favela (r. Dr. Elias Chaves com a av. Rio Branco) a partir das 15h para seguir em marcha! Se somos nós quem construímos a cidade, temos que ter o direito de usufruir dela. É na defesa do direito à cidade que a luta por transporte encontra com a luta por moradia. Por isso o Movimento Passe Livre estará junto da luta da comunidade. Todo apoio e solidariedade ao Moinho!

Confirme presença e divulgue o evento no facebook clicando aqui e assista à vídeo-convocatória:

Leia o manifesto dos moradores:

CHAMADA PARA O ATO EM PROL DA FAVELA DO MOINHO – REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO

521042

Em assembléia realizada no dia 30/6/2013, decidimos fazer um ato para cobrar do poder público a regularização fundiária e a urbanização da favela, conforme promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad. A assembléia contou com a presença de moradores, ex moradores (que tiveram suas casas atingidas pelos incêndios), membros da Associação de Moradores, grupos e indivíduos parceiros da comunidade.

“Haverá indenização para nossas amizades desfeitas?”

Nossas reivindicações:

1) Regularização fundiária do terreno.
2) Urbanização da comunidade, feita de maneira participativa, em parceria com a Associação de Moradores e através do sistema de mutirão auto gerido.
3) Imediata derrubada do muro (construído logo após o primeiro grande incêndio – dez/2011) e terraplanagem do terreno.
4) Água, luz, esgoto e coleta de lixo.
5) Equipamentos de combate à incêndio (reativação do PREVIN).
6) Construção de área de lazer na área atingida pelo segundo grande incêndio (embaixo do viaduto).
7) Investigações sobre as causas dos últimos incêndios.

Não à violência policial. Desmilitarização da Polícia! Tarifa Zero para o transporte público!

2 Replies to “Ato em prol da Favela do Moinho”

  1. Pingback: Movimento Passe Livre – São Paulo » Blog Archive » Ato no Moinho: derrubar o muro da vergonha!

Deixe uma resposta