Grande ato em defesa da saúde pública!

Na quinta-feira, dia 8/8, o Fórum Popular de Saúde do Estado de São Paulo convoca todos a um grande ato radical em defesa do SUS público, estatal e de qualidade! O MPL São Paulo está junto, afinal, se a luta por transporte é a luta pelo direito à cidade, é também pelo acesso aos equipamentos de saúde pública (já discutimos isso em outras ocasiões – como aqui e aqui).

1095036_639209039431529_570614373_n

O momento é de lutas. A sociedade é equilíbrio e conflito. O objeto são as insatisfações populares com os governos e as insuficiências de políticas públicas. A saúde, em sua escassez, é alvo de demandas, exigências e manifestações. Profundas transformações estão em curso e sua turbulência já foi percebida. É o melhor momento para repensar e reivindicar a saúde do nosso país!

Dilma propôs um pacto pela saúde incapaz de resolver os problemas estruturais do SUS. Alckmin achatou ainda mais os salários dos funcionários estaduais da saúde e continua entregando a saúde pública nas mãos da iniciativa privada, fragilizando ainda mais o SUS. Haddad não reverteu a privatização e ainda não melhorou em nada a atenção primária, que precisa ser ampliada, estruturada e fortalecida com novas Unidades Básicas de Saúde e com fixação de profissionais, principalmente nas periferias. A saúde privada também vai de mal a pior. Quem tem plano de saúde sofre com a demora em ser atendido, e tem negados diversos exames e procedimentos. Muitas vezes, quem tem doenças graves e crônicas como problemas mentais, AIDS ou politraumatismos não é atendido pelo seu plano de saúde e tem de procurar o SUS. O preço dos planos sobe com a idade e quando a pessoa aposenta não tem dinheiro para pagar a mensalidade, que tem preços exorbitantes.

O trabalhador é quem acaba penalizado novamente, pois acaba pagando duas vezes para ser atendido, uma vez que o SUS permanece subfinanciado pelos Governos e que os planos de saúde visam apenas o lucro às custas da população.
Para mudarmos esse cenário precisamos nos mobilizar em defesa da saúde. É hora de nos unirmos na luta por um SUS universal, equânime, integral e democrático, com aumento e regulação de investimentos públicos e melhores condições de trabalho para nossos profissionais. Pela urgente ampliação da cobertura de saúde no país e por um plano de fixação de profissionais em regiões descobertas. Sem ficarmos reféns do mercado ou das entidades médicas, queremos um plano para oferecer saúde com qualidade, não voltado para a precarização.

Nós defendemos:
-Dobrar o financiamento da saúde pública! 10% da receita da união para a saúde já!
– Plano de cargos, carreira e salários para todos os trabalhadores do SUS!
– Contra a privatização da saúde! SUS 100% público e estatal!

Veja o evento no facebook aqui.

1097220_504486626301583_1661063785_o

One Reply to “Grande ato em defesa da saúde pública!”

  1. Bom dia.
    Acho o ato de protestar super importante para mudança em nosso pais faço votos que esse grupo que se formou, a voz da nação, não se corrompa em meio a vários atos de corrupção, em nosso pais tenho muita vontade de lutar ao lado de vocês para que realmente possamos juntos mudar a historia de um pais cheios de injustiça, devido minha falta de tempo fico ausente na mudança da historia mas sou um fã de carte rinha de vocês.
    Quero realmente que as coisas mudem e que isso que vocês estão fazendo seja um exemplo que fique marcado na historia….
    Att