Aula pública do MPL-ABC sobre Tarifa Zero em Mauá

O coletivo pró-MPL da região do ABC convida tod@s para uma aula pública para entender melhor a organização do sistema de transporte e o projeto da Tarifa Zero. Este sábado, às 14h na praça da Bíblia, em Mauá (próximo da estação Mauá da CPTM). Acompanhe mais pelo facebook.

994555_162663133917729_566127674_n

Notícia publicada pelo jornal ABCD Maior: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=52617

Mauá terá aula pública sobre Tarifa Zero

O MPL ABC (Movimento Passe Livre) está organizando uma aula pública sobre o projeto Tarifa Zero no transporte público para este sábado (10/06), às 14h, na praça da Bíblia, região central de Mauá.

O encontro será nos mesmos moldes do promovido em 12 de julho em Santo André. Na ocasião, foi realizada uma palestra com o engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Transportes na Capital no governo Luíza Erundina (1989 a 1992), criador de projeto de transporte gratuito que acabou engavetado pela Câmara da cidade.

O projeto apresentado em 1990 previa a reforma tributária na Capital para ter recursos que bancariam a tarifa zero. A reforma incidia, principalmente, sobre impostos municipais como ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano).

No projeto de lei do orçamento da Prefeitura constituía-se um Fundo Municipal de Transporte e o dinheiro arrecadado bancava inteiramente a tarifa de ônibus, que não seria mais cobrada do usuário, mas paga indiretamente pelo conjunto dos impostos, como é a coleta de lixo, a segurança, saúde e educação públicas. O projeto foi para a Câmara, que não votou a pauta.

De acordo com o MPL ABC, ainda não está confirmado que o engenheiro estará em Mauá neste sábado.