Respondendo algumas perguntas frequentes sobre a participação do MPL no ato do dia 14/08:
– O que é o ato do dia 14/08? O ato do dia 14/08 é uma manifestação de denúncia, frente ao desvio de mais de 570 milhões reais de dinheiro público nos contratos das licitações do Metrô e da CPTM. É mais uma mobilização na luta por um transporte verdadeiramente público, organizado de acordo com os interesses dos seus trabalhadores e usuários, e não pelo lucro das empresas e políticos.
– Quem está organizando o ato? O ato está sendo organizado pelo Sindicato dos Metroviários, e conta com o apoio de diversos outros grupos, como o MPL e o MTST. Fortaleceremos o ato porque sabemos que só unindo a luta dos passageiros com a dos trabalhadores é que conquistaremos um transporte verdadeiramente público, sem tarifa e sob controle popular. Por isso somos totalmente solidários à iniciativa dos Metroviários.
– Essa é a “volta do MPL às ruas”? Essa não é a volta do MPL às ruas porque o MPL nunca saiu das ruas. Desde junho, o MPL tem apoiado e fortalecido vários atos, de movimentos de moradia, de saúde pública, de articulações contra a Copa e de organizações de bairro. Assim faremos no dia 14/08 e continuaremos fazendo.
– Esse é um ato contra a corrupção? O MPL enxerga a corrupção como só mais um elemento da lógica privatista que rege o transporte, em detrimento das necessidades da população. Não defendemos o “fim da corrupção” porque sabemos que não se trata de um problema pontual, e sim estrutural. Defendemos o fim do lucro. A luta do MPL é por um transporte público fora da iniciativa privada, sob o controle de seus trabalhadores e usuários.
Leia mais sobre o ato clicando aqui e aqui. Quarta-feira, 15h, no Anhangabaú!
Por uma vida sem catracas!
Pingback: Movimento Passe Livre – São Paulo » Blog Archive » Transporte, saúde e cultura não são mercadoria! Informes dos atos da última semana
Sou a favor de um ato simples…
todos nós que usamos e dependemos de metrô e cptm deveriamos utilizar esse transporte com nariz de palhaço, pois é assim que somos tratados, nao podemos nos conformar!
transporte publico te faz de palhaço!
Srs, não sou contra os movimentos e/ou revindicações , mas vamos ser frios e analistas.
A forma e proporção que isto vem tomando está afastando e cansando o Povo, justamente este que é o motivo pela qual se discute.
Sendo assim me parece estar faltando direcionamento, organização, claro que organizar um movimento em massa é complicado.
Mas se focarmos no real objetivo disso , deveríamos somar as forças e concentra-las em frente a assembleia , palacio do governo, prefeitura
Se queremos interditar algo ou parar algo por exemplo, não seria o transporte publico, este me parece deveriamos trabalhar , pensar para que fosse utilizado de graça. Algo como forçar a utilização sem cobrança dos bilhetes e passagens
E se fosse para parar algo, por que não parar a assembleia, ela já trabalha tão pouco não e? um ato por exemplo todos deitados na rampa da assembleia, na frente da prefeitura, do palacio.
Tudo sem veiolênacia mas com inteligencia
É isso aí rapaziada do MPL e aliados na luta pela tarifa zero.
A luta e a organização do povo tem que começar no barro e nos bairros da periferia e aí manter a brasa acesa! As empresas e os empresários do transporte ganham muito dinheiro! É uma mina de ouro! Todo dia e todo segundo entra muito dinheiro pelas catracas e no sistema de transporte desta cidade. Por isso empresas de transporte não falem nunca!
Agradeço e admiro o movimento e a forma como está sendo conduzido.