Escracho contra a Expo2020

ESCRACHO CONTRA A EXPO 2020
por Comitê Fora Expo 2020
[evento no facebook: https://www.facebook.com/events/224614004369667/]

A EXPO 2020 é uma feira de negócios e o terceiro maior megaevento do mundo, menor apenas que as Olímpiadas e a Copa. São Paulo é uma das candidatas a sediar o evento, na região noroeste, com a construção de um centro de convenções, o Piritubão.

E o que eu tenho a ver com isso?

Os custos desse megaevento são enormes e quem paga somos nós: o povo. Caso deixemos a Expo acontecer, boa parte da população local será expulsa de suas casas, porque os aluguéis e o IPTU vão ficar muito mais caros. Sem contar a violência dos despejos devido às obras na região, roubando das pessoas um dos direitos mais básicos: a moradia.

Além disso, o projeto prevê enormes gastos de dinheiro público: mais de R$ 24 bilhões da Prefeitura e do governo federal. Com esse dinheiro poderiam ser feitos centenas de centros esportivos, postos de saúde, escolas, centros culturais,moradias populares e obras de transporte de acordo com a decisão da população! E o retorno financeiro é baixo: a Expo traria só R$ 6 bilhões para SP.

A Expo 2020 só é mais em uma coisa: mais exclusão dos nossos direitos e expulsão da população da região noroeste de SP para cada vez mais longe de centro. Exatamente por isso é mais dinheiro para os ricos, como os donos das empresas de construção civil, empreiteiras e especuladores, que são os únicos que defendem e lucram com essas obras gigantescas. É
dinheiro público deixando gente rica cada vez mais rica, às custas das casas e das vidas da população.

De 19 a 21 de setembro, os membros do Comitê Organizador da Expo 2020 estarão em São Paulo. É nossa oportunidade para mostrar qual cidade queremos: uma SP que se organize de acordo com nossos interesses e não que sirva para o lucro dos de cima! Só com a nossa luta, da população, é possível mudarmos a cidade.

1275840_571027792953476_1586176221_o

imagem: Fernando Haddad e Geraldo Alckmin juntos defendendo a candidatura de SP à Expo 2020 enquanto aconteciam as manifestações contra o aumento da tarifa, dia 10 de junho.

One Reply to “Escracho contra a Expo2020”

  1. Fico feliz que o MPL apóia os escrachos. Deve ser atitude nova porque um escracho contra um de seus, violentados de mulheres, foi altamente criticado. Mas está tudo documentado pelo passado que lhes condena.