Protesto na M’Boi Mirim esta manhã: carta de reivindicações

spprotestozonasulmelhoriatransportealicevergueirofut

Desde as 4h da manhã de segunda-feira (21/10), centenas de pessoas bloqueiam a Estrada do M’Boi Mirim, na periferia sul de São Paulo, em protesto por melhorias no sistema de transporte público na região. Uma barricada foi erguida próxima ao Guarapiranga e os moradores exigem a volta imediata das linhas de ônibus diretas bairro-centro cortadas e o início da obra de duplicação da M’Boi Mirim, anunciada pelo prefeito mas parada até o momento.

Nos últimos anos, dezenas de linhas de ônibus foram desativadas ou seccionadas pela SPTrans na região, aumentando o lucro das empresas – que são remuneradas por catraca girada – e prejudicando a vida da população, que perde horas a mais por dia no transporte. A M’Boi é ainda uma das vias mais congestionadas da cidade. Desde 2011, ela foi palco de mais de 15 manifestações por transporte, incluindo os primeiros protestos contra o aumento da tarifa em junho.

O ato de hoje foi organizado por associações comunitárias e tem o apoio do Movimento Passe Livre (MPL), que dá início a uma semana de luta por transporte público. Leia a carta de reivindicações:

CARTA ABERTA DE REIVINDICAÇÕES

Os moradores do M’Boi Mirim estão cansados das péssimas condições do transporte público na região. Gastamos nos ônibus mais da metade do tempo que passamos trabalhando, e ainda sem poder sentar, apertados, e em péssimas condições.

Em junho a população de São Paulo se organizou e mostrou que não ia mais aceitar que o nosso transporte fosse decidido pelos de cima, por uns poucos políticos e técnicos que não sabem das nossas necessidades. Não aceitamos o aumento de 0,20 centavos que dificultava ainda mais que aqueles que já pagam com dificuldade a tarifa pudessem andar pela cidade. Na M’Boi Mirim, além da tarifa absurda para poder usar o transporte que é público, passamos horas e horas parados no trânsito da estrada que há anos os políticos prometem duplicar. Pode
ser sábado, domingo, de tarde ou de madrugada: nossa estrada está sempre parada. Depois do Terminal Jd. Angela, onde moram milhares de pessoas, só temos uma via para ir e voltar. O Prefeito Haddad chegou a vir até a ponte do capela em Julho, de helicoptero, para inaugurar o início de uma parte da duplicação que nunca começou. Falta de máquinas, árvores pra cortar e todo tipo de desculpa já foram utilizadas para manter o descaso com os moradores da região. CHEGA DE ENROLAÇÃO, QUEREMOS DUPLICAÇÃO JÁ! SE A OBRA NÃO COMEÇAR, A M’BOI VAI PARAR!

Como se não bastasse o trânsito, ainda cortam as linhas que iam direto até o fundão. Além das linhas Jacira/Pinheiros, Jacira/Santa Cruz, Praça da Árvore/Horizonte Azul, Vila Calu/Term. Sto Amaro, Nakamura/Santa Cruz, Caiçara/Julio Prestes, Vila Gilda/Ana Rosa, Vera Cruz/Term. Sto Amaro, Horizonte Azul/Term. Sto Amaro, agora ainda ameaçam cortar mais linhas! É essa a reorganização de linhas que a Prefeitura promete, sem nenhum diálogo com os seus usuários, que são os que deveriam decidir como o transporte público funciona. O corte de linhas diretas até o centro atende os interesses das empresas de ônibus, que veêm a sua catraca girando duas vezes e recebem mais dinheiro da Prefeitura, enquanto a população perde ainda mais tempo para ir para o trabalho e voltar pra casa. Isso sem contar que o transporte não é só para ir e para voltar pra casa. Queremos poder andar pela cidade aos finais de semana, queremos ônibus 24 horas, sequer temos ônibus diretos para acessar os próprios locais de cultura da zona sul.

Estamos cansados de acordar de madrugada, andar muito até o ponto com crianças, compras de supermercado, e depois ainda ter que esperar mais e mais no terminal para pegar outro  ônibus, já que as nossas linhas foram cortadas. Além disso, temos um terminal que não suporta nem as linhas atuais, que tem ônibus empacados na estrada, piorando ainda mais o trânsito. Tá tudo sufocado no Terminal Angela!

Queremos um transporte público de verdade, que quem vai mandar é o povo!

Exigimos a extensão da Linha 5 Lilás do Metrô até o Jardim Ângela, o início da obra de duplicação da M’Boi e a vo
lta das seguintes linhas de ônibus:

– 637C -10 Jd. Jacira / Pinheiros

– 695J-10 Jd. Jacira / Metrô Santa Cruz

–  674A-10 Jd. Horizonte Azul / Metrô Praça da Árvore

– 6065-10 Vila Calu / Terminal Santo Amaro

– 677K-10 Jd. Nakamura/ Metrô Santa Cruz
– 609C-10 Jd. Caiçara/ Praça Julio Prestes

– 677A-10 Vila Gilda/ Metrô Ana Rosa

– 6850-10 Jd. Vera Cruz / Terminal Santo Amaro

LUTA DO TRANSPORTE NA M’BOI MIRIM

SOS Transportes M’Boi Mirim / Movimento Passe Livre / Associação de Moradores da Favela do Bombeiro / Associação de Moradores do Jd. Tancredo / Coletivo Katu / Associação de Moradores do Jd. Vera Cruz / Movimento Autônomo do Subúrbio / Associação de Moradores do Jd. Horizonte Azul / Associação de Moradores da Vila Calu

b71pczivf65ln2ymepjizrrc2

3 Replies to “Protesto na M’Boi Mirim esta manhã: carta de reivindicações”

  1. Lembro muito bem que Fernando Haddad foi até o Jd. Horizonte Azul reclamar de transporte, e também lembro que ele falou que se fosse eleito ia colocar as linhas de volta, bom já si passou 1 ano, e que ano, andar muito por causa do transito eu mesmo já andei muito, uma vez 20h estava do terminal ângela, cheguei em casa 01h aqui no Jd. Horizonte Azul.

    Meu blog: http://mboimirimspnoticias.blogspot.com.br/

  2. SENTI FALTA DO ILUSTRE SENHOR MILTON LEITE QUE SE DIZ TAO COMBATENTE EM PROL DAS CAUSAS DA ZONA SUL , E TAMBEM FALTOU PEDIR A VOLTA DAS LINHAS 667R PQUE DO LAGO / HOSPITAL DAS CLINICAS QUE NOS LEVAVA ATE ESTE HOSPITAL DE EXTREMA IMPORTANCIA E QUE A CMTC OPEROU DURANTE MUITO TEMPO COM LUCRO , FALTA VOLTAR A LINHA 576A JD ARACATI/ STA CRUZ QUE TAMBEM NOS FOI TIRADA.FALTA, FALTA , FALTA… O QUE DE FATO FALTA E QUE NOSSOS ILUSTRES REPRESENTANTES DEEM UMA VOLTA DE ONIBUS PARA CONHECER O CLAMOR DESTE POVO QUE SOFRE PARA COLOCAR O PAO NA MESA.

  3. Causa apoiada precisamos mostrar que o povo cansou de tantas promessas que nao sao cumpridas!!!!tamo juntos!!!!!