Na tarde de segunda (28/10), moradores de São Mateus organizaram uma manifestação e bloquearam durante horas o Terminal São Mateus em protesto contra os cortes das linhas de ônibus na região. O Movimento Passe Livre dá apoio total a esse movimento autônomo da população da zona leste em luta por transporte público!
Em vários lugares da cidade, é a mesma situação: em nome da “racionalização” do sistema, cortam as linhas bairro-centro. Isso atrapalha nossa vida – somos obrigados a pegar dois ou mais ônibus, perdendo horas a mais nas filas dos terminais e no trânsito -, mas aumenta em muito o lucro dos empresários de ônibus, que ganham dinheiro cada vez que um passageiro embarca e gira a catraca. É o lucro dos empresários falando mais alto que o bem-estar da população.
Na semana passada, o MPL fortaleceu manifestações em vários lugares da zona sul de São Paulo que exigiam a volta das linhas retiradas pela SPTrans. É uma grande inspiração saber que agora a zona leste também está se mobilizando. Se existe alguma forma de transformar esse sistema, é nesse caminho que apostamos: com as pessoas se organizando e lutando por elas mesmas, construindo a luta autônoma em cada bairro, retomando a cidade!
Força pra luta em São Mateus!
Chega de cortes de linhas que só atrapalham nossas vida!
Agora é o povo quem vai mandar no transporte! Organizar a resistência em cada bairro!
(Pra saber por onde continua a luta: sábado, 02/11, às 15h, tem reunião aberta na praça do Largo S. Mateus, e na semana seguinte tem um novo protesto!)