ATUALIZAÇÃO (em 02/12): Os 11 militantes presos no ato contra as catracas em Várzea Grande (MT) foram liberados na noite de ontem, e com a mobilização em solidariedade foi possível pagar as fianças.
Toda força aos companheiros de Várzea Grande na luta contra todas as grades e catracas! Contra a repressão estatal e a criminalização dos movimentos sociais! Lutar, criar, poder popular!
Solidariedade urgente aos manifestantes presos em Várzea Grande!
Na última sexta-feira, 29/11, centenas de pessoas que protestavam contra a instalação de catracas no terminal rodoviário em Várzea Grande, Mato Grosso, foram violentamente reprimidas pela PM. 25 pessoas foram detidas arbitrariamente, dentre elas vários menores de idade, e 11 já foram encaminhadas para presídios.
As catracas e grades, colocadas no terminal sem consulta ou explicação, tinham como único objetivo aumentar o lucro dos empresários de ônibus, forçando os passageiros a pagar mais de uma tarifa e entravando, assim, o deslocamento entre Várzea Grande e Cuiabá. Esse entrave agora foi eliminado pela revolta da população. A luta de Várzea Grande fortalece, assim, o coro de milhares que em todo país por uma vida sem catracas!
Porém, àqueles que enfrentam as grades e catracas, o Estado reage com sua violência e grades de ferro, escancarando que toda prisão é uma prisão política. A cada um dos 11 companheiros presos, foi estipulada uma fiança de R$ 5 mil, totalizando R$ 55 mil. Nesse momento, todo apoio é imprescindível. Contas para doação:
Yan Rocha: AG 0686 OP 013 C/P 15585-6 (Caixa Econômica Federal)
Jelder Pompeu de Cerqueira: AG 1461-3 C/C 53860-4 (Banco Bradesco)
Edzar Allen de M. Santos: AG 1216-5 C/C 73070-X (Banco do Brasil)
Toda força aos que lutam contra todas as grades e catracas!
Solidariedade aos companheiros de Várzea Grande! Todo preso é um preso político!
Movimento Passe Livre – São Paulo (MPL-SP)
01.12.2013