Movimento Volta Azulzinho: moradores da Vila Gomes conquistam nova linha até o Trianon-MASP

cidade-muda-nao-muda

Após meses de muita mobilização pela volta da linha 577T, cortada pela Prefeitura em outubro de 2013, os moradores da Vila Gomes arrancaram da SPTrans a criação de uma nova linha, que retoma parte do trajeto da anterior até o Trianon-MASP. Essa conquista parcial é muito importante porque mostra mais uma vez que só a luta muda vida, e que com organização e resistência em cada bairro podemos, de baixo, enfrentar a “reorganização” do sistema de transporte imposta pelos de cima para aumentar seus lucros. Toda força aos companheiros da Vila Gomes! Agora é o povo quem vai mandar no transporte!

Compartilhamos abaixo a nota publicada pelo Movimento Volta Azulzinho (MVA), organização da luta dos moradores da Vila Gomes, sobre a conquista da nova linha:

VITÓRIAS DO POVO!

A semana passada trouxe grandes avanços para o Movimento Volta Azulzinho (MVA). Na última quarta-feira, a SPTrans propôs a criação de uma nova linha para atender o trajeto entre a Vila Gomes e a estação Trianon-MASP do metrô, na Avenida Paulista. Ainda estamos aguardando a oficialização da proposta, mas já é possível comemorar a primeira vitória do grupo. Somos a segunda região na cidade a ter uma linha cortada depois do início da “reorganização” do transporte público paulistano. Antes de nós, apenas a região de São Mateus conseguiu tal feito.

Esta primeira conquista só foi possível graças a mobilização popular de cada morador. Desde o início, cada reunião, audiência pública e manifestação foi produto desta auto-organização. Por conta disso, agradecemos imensamente aos 2473 fãs desta página, aos quase 4000 que assinaram a petição pelo retorno da linha e a todas as pessoas que, de alguma forma, nos ajudaram nesta primeira etapa. (…)

Temos plena consciência de que o itinerário até a altura do Trianon ainda não é suficiente. Além da linha 577T, ônibus que percorriam o trajeto entre Butantã e Vila Mariana também foram imprudentemente cortados, como é o caso do 775V/10 Metrô Santa Cruz / Rio Pequeno e do 775A/10 Metrô Vila Mariana / Jardim Adalgiza. Por conta desse e de outros fatores, nossa luta continua! Este é apenas o início!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA! PARABÉNS A TODOS!

One Reply to “Movimento Volta Azulzinho: moradores da Vila Gomes conquistam nova linha até o Trianon-MASP”

  1. Não deveria ter cedido, a Prefeitura. O corte da linha está coerente com a maior eficiência do serviço pois elimina sobreposição de linhas e com outros meios de transporte como o Metrô. O correto seria manter a linha até o Metrô Butantã, continuar com o Metrô até a estação Ana Rosa, e daí, até o Jardim Míriam. O problema do Haddad é ela conversa muito com este pessoal do MPL, que não entende nada de transporte.

Deixe uma resposta