Se a Copa é dos ricos, a cidade vai ser nossa! 19/06, um ano depois: não vai ter tarifa!

No dia de comemoração da derrubada dos 20 centavos, 19/06, o Movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP) convoca ato em defesa da Tarifa Zero, por um transporte público de verdade e pela readmissão dos motoristas, cobradores e metroviários que foram demitidos por lutar contra as condições humilhantes dos trabalhadores do transporte.

Um ano depois da vitória popular que derrubou aumentos em mais de 100 cidades em junho de 2013, o transporte coletivo continua sendo dominado pelos interesses dos empresários e pouco foi feito contra seus lucros, nem para mudar a forma de remuneração das empresas de ônibus: atualmente, o pagamento por passageiro transportado torna lucrativo o transporte precário, escasso e lotado.

Os trabalhadores do transporte se mobilizaram e suas greves foram consideradas criminosas pelos governos, judiciário e imprensa, e as empresas perseguem os grevistas com demissões.

Além de São Paulo, as cidades de Belém e Natal terão protestos pela tarifa zero também no dia 19. E na Suécia, o movimento Planka Nu fará um ato de apoio ao MPL e em defesa da luta por um transporte sem catraca, cujo destino é a embaixada brasileira. Em São Paulo, seguiremos em manifestação da Paulista até a Marginal Pinheiros, onde vamos fazer juntos uma grande festa popular.

Se a Copa é um evento para poucos, vamos nos tomar o espaço público e usufruir na prática daquilo que a tarifa zero deve garantir: o nosso direito à cidade. Estamos divulgando com antecedência o trajeto da manifestação e a localização da festa popular. Qualquer alteração é de inteira responsabilidade da Polícia Militar.

NÃO VAI TER TARIFA
Ato pela Tarifa Zero – 19/06/2014
Concentração 15h na pça do Ciclista
Encerramento na Marginal Pinheiros com uma festa popular

SE A COPA É DOS RICOS, A CIDADE VAI SER NOSSA!
Movimento Passe Livre – São Paulo (MPL-SP)

Atos no facebook:
São Paulo: https://www.facebook.com/events/1406932819587323/
Natal: https://www.facebook.com/events/633611300067758/
Belém: https://www.facebook.com/events/246200668903491
Estocolmo: https://www.facebook.com/events/708125885921463

planka-mpl

2 Replies to “Se a Copa é dos ricos, a cidade vai ser nossa! 19/06, um ano depois: não vai ter tarifa!”

  1. Pingback: The Politics of Violence and Brazil’s World Cup (Anthropoliteia) | Uma (in)certa antropologia

  2. Pingback: The Politics of Violence and Brazil’s World Cup | Anthropoliteia

Deixe uma resposta