Extremo Sul: Jd. da União e Mangue Seco querem busão!

No Varginha, extremo sul da capital, moradores da ocupação Jd. da União e do bairro vizinho, o Mangue Seco, se organizam para lutar por uma linha de ônibus até o Terminal Grajaú. Compartilhamos abaixo o relato da Rede Extremo Sul, movimento popular da região, sobre essa luta que está começando…

Na certeza de que só com luta e organização popular em cada quebrada é que o povo vai conseguir transformar a cidade e o transporte, toda força à luta pela linha do Mangue Seco!

Comunidades unidas pra lutar

A luta da periferia está na história de cada comunidade, e no Mangue Seco não é diferente. Segundo relatos dos moradores, muitos deles foram enganados e compraram lotes irregulares há cerca de 15 anos. Casas de alvenaria construídas com muito esforço foram destruídas por 3 vezes, e além dos despejos e das ameaças que alguns moradores enfrentam até hoje, as famílias do Mangue Seco sofriam com falta de luz, de asfalto, de água, de transporte, e eram muito discriminados: chamados de invasores e criminosos, não eram atendidos pelos serviços de saúde, sofriam preconceito nos comércios locais, etc. Muitas lutas foram feitas, e tudo o que se conseguiu foi conquistado com a organização e a luta dos próprios moradores, que está longe de acabar.

Uma das demandas do bairro e dos moradores da Ocupação Jardim da União é a criação de uma linha de ônibus que saia do bairro e vá direto ao Terminal Grajaú. Até hoje, para chegar em suas casas, as pessoas caminham bastante pelas ruas e pelo escadão sem iluminação, que oferece riscos nas madrugadas e noites, cheias de trabalhadores indo e voltando do trabalho.

mangue seco

Essa é uma luta antiga do bairro, mas nenhuma promessa saiu do papel. Agora é demanda também para a comunidade da Ocupação Jardim da União, que é vizinha do Mangue Seco há quase uma ano. A Ocupação se junta à luta do bairro, somando forças e se organizando para lutar.

Em reunião das duas comunidades do final de semana já foi feita até uma música pra luta:

“Jardim da União e Mangue Seco qué busão, bora organizar e lutar por condução!”

Todo poder ao povo!!!

Rede de Comunidades do Extremo Sul – SP

Deixe uma resposta