26 de Outubro: Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero

SEMANA DE LUTAS PELA TARIFA ZERO!

Grande parte das coisas que consideramos essenciais para viver estão na cidade, como as escolas, supermercados, hospitais, museus, bibliotecas e cinemas. Para termos acesso à elas, muitas vezes precisamos nos deslocar pela cidade, e é ai que está a importância do transporte.

No entanto, muitas vezes nosso direito à cidade nos é negado pelas catracas do transporte. A educação e a saúde deixam de ser gratuitas a partir do momento em que se precisa pagar uma tarifa para chegar até lá (e para voltar!).

Tarifa zero é o meio mais prático e efetivo de assegurar o direito de ir e vir de toda população nas cidades. Essa ideia tem como fundamento o entendimento de que o transporte é um serviço público essencial, direito fundamental que assegura o acesso das pessoas aos demais direitos como, por exemplo, a saúde e a educação.

Uma cidade para todos é uma cidade sem catracas!
Por uma vida sem catracas!

26outubro2014

De onde vem o 26 de outubro? Para onde vai a mobilidade urbana brasileira?

A semana gira em torno do dia 26 de outubro e faz menção à manifestação realizada pela então Campanha pelo Passe Livre de Florianópolis (depois Movimento Passe Livre) durante a de votação do projeto de lei do passe livre estudantil nesta mesma data, em 2004. Empolgadas com a vitória da Revolta da Catraca, quando a turma tomou as ruas da cidade e reverteu um aumento nas tarifas de ônibus, milhares de pessoas cercaram a Câmara dos Vereadores, outras conseguiram entrar no plenário e pressionar os legisladores a aprovar o projeto em sua primeira sessão. Os vereadores sem saber o que fazer (deveriam aprova-lo também em definitivo ou aguardar novas ordens de quem os orienta?) fugiram pela saída traseira da Câmara, escoltados pela Polícia Militar. A Lei do Passe Livre estudantil foi aprovada em definitivo no dia 4 de novembro (em uma versão precarizada, diferente da proposta pelo movimento) e posteriormente derrubada pelo judiciário, através de uma articulação com a prefeitura. Vamos lembrar como foi o dia 26 de outubro de 2004 em Floripa?

Havia muita expectativa para o dia 26 de outubro…

Passe-Livre definitivamente aprovado

 

Na semana do 26 de Outubro de 2014, o MPL-SP realiza uma série de atividades, entre catracaços, panfletagens nos bairros e eventos abertos:

No Campo Limpo: debate “Tarifa Zero x Passe Livre Estudantil” no Jd. Rosana (leia mais aqui)

pleXtz

No Centro:  foram distribuídos lambes e ocorreram catracaços.

cartaz_lambe

No Extremo Sul: lembrando também a repressão policial à marcha de 23/10, a Luta do Transporte organizou uma panfletagem. Leia abaixo:

extsul-1 extsul-2

Na região Noroeste, fica a pergunta: Vai ter trem semana que vem?

2 Replies to “26 de Outubro: Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero”

  1. Vocês são uma piada, protestam por 20 centavos e agora que o governo esta aumentando 50 não fazem nada, teremos ainda um reajuste acumulado, não fazem nada!

    Vocês são um bando de palhaços sem credibilidade alguma que só estão em busca de aproximação política usando o povo para suas próprias conquistas.

    Tenho vergonha de ser brasileiro e de algum dia de ter estado ao lado de vocês.

  2. gostaria de parabenizar a voces pela suas luta mas gostaria que voces manifestase agora p/ acabar c/ essa robalheira.