Guarulhos na luta contra a tarifa!

ato-guarulhos2 Ato-GUARULHOS

A luta contra a tarifa se espalha pela metrópole! Só derrubaremos os R$3,50 com organização e resistência popular em cada canto da cidade! Segue abaixo a notícia do ato organizado pelo MPL-Guarulhos:

Primeiro ato contra aumento do busão – PM defende empresários

Na tarde de segunda-feira (12/01), centenas de pessoas se reuniram para protestar contra o aumento das tarifas de ônibus em Guarulhos. Os manifestantes tiraram o trajeto em assembleia durante a concentração na Praça da Matriz. Ficou acordado que o trajeto seria até a garagem da empresa de ônibus Vila Galvão, porém a PM impediu que os manifestantes chegassem até a empresa se utilizando de seu aparato repressivo.

“Vocês tem 2 minutos ou vamos evacuar a área”: A alegação do comando da PM, que impediu a manifestação com um bloqueio de policiais da força tática, foi de que não poderíamos ocupar a rodovia presidente Dutra. Porém, em nenhum momento acordamos coletivamente de que ocuparíamos a Dutra. O trajeto foi bem definido desde o começo do ato e a PM já sabia que iríamos até apenas até a garagem da Vila Galvão. Infelizmente nos deparamos com uma situação em que a PM estava ali apenas para garantir o lucro dos patrões. Além disso o comando da PM colocou em risco a integridade física dos/das manifestantes, dando um prazo de 2 minutos para que a manifestação evacuasse o local, senão entrariam em ação com seus métodos truculentos. Lembramos que em 2013, em Belo Horizonte, manifestantes morreram ao cair de um viaduto após serem reprimidos pela PM. Em nenhum momento o MPL-Guarulhos colocaria em risco a integridade física de quem está na luta, por isso decidimos coletivamente que seria melhor o ato voltar até a praça da matriz para seu encerramento.

ato-guarulhos4Seguimos com nosso ato pelo centro de Guarulhos e tivemos grande apoio da população. Durante todo ato foram entoadas palavras de ordem e cantos contra o aumento da tarifa; apenas um momento o ato permaneceu em silêncio em respeito ao hospital que passamos em frente. A luta do primeiro ato contra o aumento do busão foi muito bonita! Celebramos a força de todos coletivos que compareceram no ato para somar nessa luta.

Nosso ato cumpriu seu objeto de reunir manifestantes em torno da pauta do transporte – Denunciar o aumento abusivo da passagens nos ônibus municipais e intermunicipais e exigir a Tarifa Zero para toda a população!

Praça do 4º Centenário

locomotivaDurante o ato fizemos uma parada em frente a praça do 4º Centenário para relembrar um pouco da história sobre o transporte público em Guarulhos: em 1915 a Estrada de Ferro da Cantareira chegou em Guarulhos, um ramal que servia as estações de Areal, Carandiru, Vila Paulicéia, Parada Inglesa, Tucuruvi, Vila Mazei, Jaçanã, Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopouva, Vila Augusta, Guarulhos e Base Aérea de Cumbica. A linha funcionou até 1965, um ano pós o golpe militar. Entendemos que a história não está desconectada e que esse foi um período de grande investimento no transporte privado em detrimento do público.

A luta só começou e na próxima segunda feira (19), já marcamos o próximo ato contra o aumento do busão!

2º grande ato contra a tarifa de Guarulhos

TARIFA ZERO QUANDO? TARIFA ZERO JÁ!!!

MPL – Guarulhos
Por uma vida sem catracas e sem patrão!

Deixe uma resposta