Nota de Apoio do MPL – SP à luta dos Garis do Rio de Janeiro

Em fevereiro de 2014, os companheiros garis do Rio de Janeiro iniciaram uma greve histórica, exigindo seus direitos frente a Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB.

Além do descaso da Empresa, os companheiros contavam com mais um obstáculo: um sindicato burocrata e completamente cooptado pelos gerentes e patrões, que fazia de tudo para conter a indignação dos trabalhadores e trabalhadoras.

Dessa forma, os Garis romperam com a burocracia sindical e foram às ruas peitar a Prefeitura e mostrar pro Rio de Janeiro e pro Brasil que a luta do povo é de baixo pra cima, é nóis por nóis!

Esta greve foi histórica tanto pela suas formas de organização (autônoma, sem partidos e horizontal) quanto pelas suas ações: foram dias de greve e protestos em meio ao Carnaval, e o lixo se acumulava cada dia mais, mostrando na prática a importância fundamental do seu trabalho! Sem os garis o Rio de Janeiro NÃO continua lindo.

Aproximadamente um ano depois, a COMLURB tem a cara de pau de não cumprir os acordos realizados em 2014. Dentre os vários absurdos, a empresa está descumprindo o pagamento do décimo quarto salário para aquelxs que alcançam as metas de trabalho, chegando inclusive a excluir deste pagamento as companheiras que entraram em licença maternidade e todxs que por alguma razão precisaram de licença médica.

Esta é uma afronta não apenas às garis, mas a todas as mulheres e homens, à todos os direitos trabalhistas conquistados. Não bastasse o descumprimento do acordo, a COMLURB está demitindo centenas de trabalhadores que participaram da greve, já tendo demitido mais de 200 trabalhadores por justa causa, perseguindo politicamente os que participaram das greves e piquetes.

Os garis seguem batendo de frente com a Prefeitura do Rio e do sindicato pelego, seguindo na luta por seus direitos e contra a perseguição política da COMLURB!

Todo apoio a luta dxs garis!!!

PELA READMISSÃO IMEDIATA DE TODXS DEMITIDXS POLÍTICOS!!!
PELO CUMPRIMENTO DOS ACORDOS CONQUISTADOS EM 2014!!!

TODA FORÇA PRA QUEM LUTA!!!

A página dos companheiros: https://www.facebook.com/pages/Garis-do-Rio-de-Janeiro-em-Luta/591657917626734?fref=ts

Movimento Passe Livre São Paulo

01/07/2015

Deixe uma resposta