POLÍTICA DAS ELEIÇÕES X POLÍTICA DAS RUAS

Em 2013, depois de enormes manifestações que tomaram as ruas do país, aumentos de tarifa foram revogados em mais de 100 cidades e um importante passo foi dado na luta por um transporte realmente público. Os políticos foram obrigados a ouvir o que dizia a população porque sentiram a pressão. Dessa mobilização conquistamos a inclusão do transporte como direito social na constituição: a partir de um debate que se construiu na luta das ruas! Mas, desde então, o que foi feito da parte dos governantes para garantir esse direito e transformar ele em algo mais do que promessas?
Em tempos de eleições muitos discursos vem à tona, candidatos disputam para se apresentar como aquele que vai trazer a mudança, resolver os conflitos, dar uma resposta às nossas insatisfações…
Mas, apresentam nenhuma proposta para o transporte… Continuam se calando sobre a proposta de Tarifa Zero! Esse silêncio dos candidatos em relação à pauta do transporte indica que, da parte deles, nada estrutural será revisto e que manterão o compromisso com os empresários que lucram com o nosso sufoco.
Não à toa, ao mesmo tempo, propõem um aumento da militarização, da vigilância e do controle repressivo sobre as nossas vidas: o aprofundamento de uma tendência que já vemos desde 2013, como resposta do Estado à luta da população, como tentativa de nos calar. O encarceramento em massa e genocídio da população preta e periférica seguem, no mínimo, como algo dado nas propostas de campanha, quando não são abertamente defendidos e incentivados.
Como acreditar então que devemos simplesmente confiar em representantes que vão solucionar nossos problemas lá de cima, enquanto somos calados, perseguidos, assassinados e empobrecidos pelo Estado? Enquanto movimento social, nós do Passe Livre, acreditamos que a mudança vem de baixo, que a força de transformação está na organização popular e que só assim podemos conquistar o direito ao transporte verdadeiramente público, o direito à cidade, às nossas vidas e corpos.
É na política das ruas que podemos combater as medidas de austeridade e cortes de direitos. É na política das ruas que conquistaremos uma vida sem catracas!
Só a luta muda a vida!
Só vai mudar quando o povo controlar!
Tarifa Zero Já!